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http://hdl.handle.net/11422/12678
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
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dc.contributor.advisor | Guimarães, Daniela | - |
dc.contributor.author | Freitas, Andrezza Cardoso de | - |
dc.date.accessioned | 2020-07-04T16:28:03Z | - |
dc.date.available | 2023-12-21T03:01:09Z | - |
dc.date.issued | 2019-12 | - |
dc.identifier.citation | FREITAS, Andrezza Cardoso de. O espaço físico como interlocutor das crianças no cotidiano da educação infantil. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Faculdade de Educação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2019. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/11422/12678 | - |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal do Rio de Janeiro | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Educação Infantil | pt_BR |
dc.subject | Escolas | pt_BR |
dc.subject | Espaço físico | pt_BR |
dc.subject | Desenvolvimento infantil | pt_BR |
dc.subject | Iniciação à docência | pt_BR |
dc.subject | Educação básica | pt_BR |
dc.title | O espaço físico como interlocutor das crianças no cotidiano da educação infantil | pt_BR |
dc.type | Trabalho de conclusão de graduação | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Arenhart, Deise | - |
dc.contributor.referee2 | Vilela, Rafaela Louise Silva | - |
dc.description.resumo | O presente estudo consiste em compreender o espaço físico como categoria pedagógica, apresentando a vivência de um planejamento na educação infantil no contexto do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID). O programa tem como objetivo incentivar os alunos das licenciaturas ao exercício do magistério, articulando a educação superior com as escolas de educação básica. Ao considerarmos o espaço físico como educador, compreendemos que a sua organização é fundamental para o cotidiano e desenvolvimento das crianças na educação infantil. Para fundamentar a discussão, abordo estudos e contribuições de teóricas como Barbosa (2006), Faria (1999), Filho e Nunes (2013), Gandini (2016), Guimarães e Corsino (2009), Horn (2004). Este trabalho é de cunho qualitativo, a partir da experiência no PIBID Pedagogia Educação Infantil, entre os anos 2017 e 2018. Os dados apresentados foram coletados dos registros do caderno de campo, fotografias das pibidianas, vídeos, registros dos planejamentos. Apresento a vivência de um planejamento de reorganização do espaço na sala de referência do grupo 4 (crianças entre 3 e 4 anos) da Escola de Educação Infantil da UFRJ, abordando o processo do planejar, a construção dos espaços da leitura, artes, dramatização e jogos, e sua relevância para o desenvolvimento das crianças. Ao final, aponto os desafios institucionais encontrados durante o planejamento. Concluímos o presente estudo afirmando a importância da organização do espaço para o desenvolvimento pleno das crianças, estabelecendo um diálogo entre a teoria e a prática, compreendendo que o espaço é um educador e potencializador de experiências, e que através das interações, relações e brincadeiras vivenciadas, as crianças se desenvolvem, ampliam seus conhecimentos de mundo e seu repertório cultural. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Faculdade de Educação | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFRJ | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | pt_BR |
dc.embargo.terms | aberto | pt_BR |
Appears in Collections: | Pedagogia |
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