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dc.contributor.advisorGuimarães, Daniela-
dc.contributor.authorFreitas, Andrezza Cardoso de-
dc.date.accessioned2020-07-04T16:28:03Z-
dc.date.available2023-12-21T03:01:09Z-
dc.date.issued2019-12-
dc.identifier.citationFREITAS, Andrezza Cardoso de. O espaço físico como interlocutor das crianças no cotidiano da educação infantil. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Faculdade de Educação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2019.pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11422/12678-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Rio de Janeiropt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEducação Infantilpt_BR
dc.subjectEscolaspt_BR
dc.subjectEspaço físicopt_BR
dc.subjectDesenvolvimento infantilpt_BR
dc.subjectIniciação à docênciapt_BR
dc.subjectEducação básicapt_BR
dc.titleO espaço físico como interlocutor das crianças no cotidiano da educação infantilpt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.contributor.referee1Arenhart, Deise-
dc.contributor.referee2Vilela, Rafaela Louise Silva-
dc.description.resumoO presente estudo consiste em compreender o espaço físico como categoria pedagógica, apresentando a vivência de um planejamento na educação infantil no contexto do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID). O programa tem como objetivo incentivar os alunos das licenciaturas ao exercício do magistério, articulando a educação superior com as escolas de educação básica. Ao considerarmos o espaço físico como educador, compreendemos que a sua organização é fundamental para o cotidiano e desenvolvimento das crianças na educação infantil. Para fundamentar a discussão, abordo estudos e contribuições de teóricas como Barbosa (2006), Faria (1999), Filho e Nunes (2013), Gandini (2016), Guimarães e Corsino (2009), Horn (2004). Este trabalho é de cunho qualitativo, a partir da experiência no PIBID Pedagogia Educação Infantil, entre os anos 2017 e 2018. Os dados apresentados foram coletados dos registros do caderno de campo, fotografias das pibidianas, vídeos, registros dos planejamentos. Apresento a vivência de um planejamento de reorganização do espaço na sala de referência do grupo 4 (crianças entre 3 e 4 anos) da Escola de Educação Infantil da UFRJ, abordando o processo do planejar, a construção dos espaços da leitura, artes, dramatização e jogos, e sua relevância para o desenvolvimento das crianças. Ao final, aponto os desafios institucionais encontrados durante o planejamento. Concluímos o presente estudo afirmando a importância da organização do espaço para o desenvolvimento pleno das crianças, estabelecendo um diálogo entre a teoria e a prática, compreendendo que o espaço é um educador e potencializador de experiências, e que através das interações, relações e brincadeiras vivenciadas, as crianças se desenvolvem, ampliam seus conhecimentos de mundo e seu repertório cultural.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFRJpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
dc.embargo.termsabertopt_BR
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