Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://hdl.handle.net/11422/12678
Especie: Trabalho de conclusão de graduação
Título : O espaço físico como interlocutor das crianças no cotidiano da educação infantil
Autor(es)/Inventor(es): Freitas, Andrezza Cardoso de
Tutor: Guimarães, Daniela
Resumen: O presente estudo consiste em compreender o espaço físico como categoria pedagógica, apresentando a vivência de um planejamento na educação infantil no contexto do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID). O programa tem como objetivo incentivar os alunos das licenciaturas ao exercício do magistério, articulando a educação superior com as escolas de educação básica. Ao considerarmos o espaço físico como educador, compreendemos que a sua organização é fundamental para o cotidiano e desenvolvimento das crianças na educação infantil. Para fundamentar a discussão, abordo estudos e contribuições de teóricas como Barbosa (2006), Faria (1999), Filho e Nunes (2013), Gandini (2016), Guimarães e Corsino (2009), Horn (2004). Este trabalho é de cunho qualitativo, a partir da experiência no PIBID Pedagogia Educação Infantil, entre os anos 2017 e 2018. Os dados apresentados foram coletados dos registros do caderno de campo, fotografias das pibidianas, vídeos, registros dos planejamentos. Apresento a vivência de um planejamento de reorganização do espaço na sala de referência do grupo 4 (crianças entre 3 e 4 anos) da Escola de Educação Infantil da UFRJ, abordando o processo do planejar, a construção dos espaços da leitura, artes, dramatização e jogos, e sua relevância para o desenvolvimento das crianças. Ao final, aponto os desafios institucionais encontrados durante o planejamento. Concluímos o presente estudo afirmando a importância da organização do espaço para o desenvolvimento pleno das crianças, estabelecendo um diálogo entre a teoria e a prática, compreendendo que o espaço é um educador e potencializador de experiências, e que através das interações, relações e brincadeiras vivenciadas, as crianças se desenvolvem, ampliam seus conhecimentos de mundo e seu repertório cultural.
Materia: Educação Infantil
Escolas
Espaço físico
Desenvolvimento infantil
Iniciação à docência
Educação básica
Materia CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Unidade de producción: Faculdade de Educação
Editor: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Fecha de publicación: dic-2019
País de edición : Brasil
Idioma de publicación: por
Tipo de acceso : Acesso Aberto
Citación : FREITAS, Andrezza Cardoso de. O espaço físico como interlocutor das crianças no cotidiano da educação infantil. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Faculdade de Educação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2019.
Aparece en las colecciones: Pedagogia

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
AFreitas.pdf1.4 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.