Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11422/12693
Type: Trabalho de conclusão de graduação
Title: Leitura e escrita na universidade: um estudo com alunos ingressantes do curso de pedagogia da Faculdade de Educação/UFRJ
Author(s)/Inventor(s): Paixão, Rafael Angelo da
Advisor: Cerdas, Luciene
Abstract: A presente monografia tem como objetivo analisar a relação que os alunos, ingressantes no curso de pedagogia da UFRJ, estabelecem com a leitura e escrita na universidade, no processo de apropriação dessa outra linguagem que é a acadêmica, ausente em suas experiências anteriores na educação básica. Para isso, o referencial teórico da pesquisa contempla autores que estudam a temática como Castro e Amorim (2017), Castro (2011), Fischer (2007), Fischer (2008), Juchum (2016), entre outros. Além disso, foi aplicado um questionário com perguntas fechadas e abertas, do qual participaram 70 alunos dos primeiros períodos do curso de pedagogia. Os dados coletados foram organizados em gráficos e tabelas e analisados a partir das questões que nortearam a pesquisa, bem como do referencial teórico. A partir da análise realizada foi possível traçar o perfil desses alunos ingressantes no curso de pedagogia, sua relação com a leitura e escrita na universidade, a relação do professor com as práticas de leituras e escrita em sala de aula e a visão deles sobre como são trabalhadas a leitura e a escrita no curso. Entre os aspectos analisados, os estudantes revelam ter dificuldades com as atividades de leitura e escrita no curso, relacionadas, por exemplo, à produção dos textos solicitados pelos professores. Assim, entende-se que as vivências e singularidades dos alunos ingressantes precisam ser consideradas pela universidade, pensando em estratégias que atendam suas necessidades, dialogando com esses sujeitos em processo de letramento acadêmico.
Keywords: Eficácia no ensino
Formação de professores
Letramento acadêmico
Subject CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Production unit: Faculdade de Educação
Publisher: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Issue Date: Dec-2019
Publisher country: Brasil
Language: por
Right access: Acesso Aberto
Citation: PAIXÃO, Rafael Angelo da. Leitura e escrita na universidade: um estudo com alunos ingressantes do curso de pedagogia da Faculdade de Educação/UFRJ. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Faculdade de Educação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2019.
Appears in Collections:Pedagogia

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
RPaixão.pdf886.7 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.