Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
http://hdl.handle.net/11422/12695
Especie: | Trabalho de conclusão de graduação |
Título : | A invisibilidade da infância articulada à autonomia infantil: chaves para pensar a prática do professor |
Autor(es)/Inventor(es): | Torres, Carolina Alexandra Ferraz |
Tutor: | Carneiro, Cristiana |
Resumen: | O presente texto é resultado da pesquisa de revisão bibliográfica, para a conclusão do curso de graduação em pedagogia, pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Partindo de minhas experiências como pedagoga em instituições de ensino, tento compreender o motivo das crianças não serem consideradas seres autônomos. Assim passo por um breve histórico da concepção da infância no mundo ocidental (ARIÈS, 1981); encontrando as especificidades do contexto da história da infância brasileira para enfim relacionar com paradigmas da infância contemporânea (CASTRO, 2001; 2002). Em seguida me aprofundando nas causas e nos sintomas da invisibilização da infância. Procurando compreender as dinâmicas contemporâneas da dificuldade da infância se impor como categoria deliberativa das próprias demandas (CASTRO, GRISOLIA, 2016). Partindo também da questão psicológica da infância meramente sentimental que a afasta do ideal racionalizado na vida adulta (PINTO, 1993). E finalmente procuro definir autonomia, pensando na importância da atuação do adulto, principalmente do docente, como mediador dos processos de desenvolvimento da autonomia infantil, como forma de proporcionar uma mudança no status de invisibilidade (FREIRE, 1996; VIEIRA, 2006). |
Materia: | Infância Autonomia em crianças Invisibilidade Prática docente |
Materia CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
Unidade de producción: | Faculdade de Educação |
Editor: | Universidade Federal do Rio de Janeiro |
Fecha de publicación: | dic-2019 |
País de edición : | Brasil |
Idioma de publicación: | por |
Tipo de acceso : | Acesso Aberto |
Citación : | TORRES, Carolina Alexandra Ferraz. A invisibilidade da infância articulada à autonomia infantil: chaves para pensar a prática do professor. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Faculdade de Educação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2019. |
Aparece en las colecciones: | Pedagogia |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
CTorres.pdf | 128.95 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.