Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/11422/12696
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Scofano, Reuber Gerbassi | - |
dc.contributor.author | Silva, Edneia Fernanda da | - |
dc.date.accessioned | 2020-07-09T13:10:10Z | - |
dc.date.available | 2023-12-21T03:01:09Z | - |
dc.date.issued | 2019-05 | - |
dc.identifier.citation | SILVA, Edneia Fernanda da. As possíveis contribuições da teoria das inteligências múltiplas de Gardner na prática docente. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Faculdade de Educação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2019. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/11422/12696 | - |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal do Rio de Janeiro | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Docência | pt_BR |
dc.subject | Inteligências Múltiplas | pt_BR |
dc.subject | Aprendizagem | pt_BR |
dc.subject | Prática docente | pt_BR |
dc.subject | Formação de professores | pt_BR |
dc.title | As possíveis contribuições da teoria das inteligências múltiplas de Gardner na prática docente | pt_BR |
dc.type | Trabalho de conclusão de graduação | pt_BR |
dc.description.resumo | A inteligência é pontuada por Gardner (1994) como a capacidade que o sujeito possui de resolver problemas e elaborar estratégias, podendo ser dividida em sete tipos: linguística, lógico-matemática, musical, espacial, interpessoal, intrapessoal e corporal-cinestésico. A existência de uma única inteligência não é admitida por ele e sim, múltiplas relacionadas entre si. Esta monografia tem o objetivo de fazer um estudo bibliográfico das obras de Gardner que tratam do tema das inteligências múltiplas e suas possíveis contribuições para a formação de professores e como eles poderiam utilizar tais conhecimentos em sala de aula. A pesquisa é de cunho teórico, a partir do estudo de literatura especializada. Oportunizou uma reflexão quanto ao processo de ensino-aprendizagem baseado nessa teoria, onde a tríade de ensino conservadora (ler/escrever/contar), que se apresenta supervalorizada em contextos escolares tradicionais, foi pensada numa lógica multifacetada. Para tanto, este trabalho oferece sugestões de ações pedagógicas pautas na promoção de estratégias criativas durante o processo de aprendizagem de seus alunos, possibilitando uma ação docente fundamentada no estímulo das competências humanas específicas de cada um. Além de apresentar um conjunto de características presentes em cada uma das inteligências, visando auxiliar na identificação do potencial específico de cada indivíduo. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Faculdade de Educação | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFRJ | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | pt_BR |
dc.embargo.terms | aberto | pt_BR |
Appears in Collections: | Pedagogia |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
ESilva.pdf | 408 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.