Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11422/12696
Type: Trabalho de conclusão de graduação
Title: As possíveis contribuições da teoria das inteligências múltiplas de Gardner na prática docente
Author(s)/Inventor(s): Silva, Edneia Fernanda da
Advisor: Scofano, Reuber Gerbassi
Abstract: A inteligência é pontuada por Gardner (1994) como a capacidade que o sujeito possui de resolver problemas e elaborar estratégias, podendo ser dividida em sete tipos: linguística, lógico-matemática, musical, espacial, interpessoal, intrapessoal e corporal-cinestésico. A existência de uma única inteligência não é admitida por ele e sim, múltiplas relacionadas entre si. Esta monografia tem o objetivo de fazer um estudo bibliográfico das obras de Gardner que tratam do tema das inteligências múltiplas e suas possíveis contribuições para a formação de professores e como eles poderiam utilizar tais conhecimentos em sala de aula. A pesquisa é de cunho teórico, a partir do estudo de literatura especializada. Oportunizou uma reflexão quanto ao processo de ensino-aprendizagem baseado nessa teoria, onde a tríade de ensino conservadora (ler/escrever/contar), que se apresenta supervalorizada em contextos escolares tradicionais, foi pensada numa lógica multifacetada. Para tanto, este trabalho oferece sugestões de ações pedagógicas pautas na promoção de estratégias criativas durante o processo de aprendizagem de seus alunos, possibilitando uma ação docente fundamentada no estímulo das competências humanas específicas de cada um. Além de apresentar um conjunto de características presentes em cada uma das inteligências, visando auxiliar na identificação do potencial específico de cada indivíduo.
Keywords: Docência
Inteligências Múltiplas
Aprendizagem
Prática docente
Formação de professores
Subject CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Production unit: Faculdade de Educação
Publisher: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Issue Date: May-2019
Publisher country: Brasil
Language: por
Right access: Acesso Aberto
Citation: SILVA, Edneia Fernanda da. As possíveis contribuições da teoria das inteligências múltiplas de Gardner na prática docente. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Faculdade de Educação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2019.
Appears in Collections:Pedagogia

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
ESilva.pdf408 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.