Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/11422/12698
Type: | Trabalho de conclusão de graduação |
Title: | Percepções sobre a regência de contexto na educação infantil como prática de ensino aprendizagem no estágio supervisionado |
Author(s)/Inventor(s): | Soares, Kelly do Nascimento |
Advisor: | Santos, Núbia de Oliveira |
Abstract: | Este trabalho trata-se da importância do estágio curricular enquanto formação nas práticas de regências. Para conduzir o estudo foi realizada uma pesquisa qualitativa on-line com a participação de três docentes recém-formados no curso de pedagogia da UFRJ. Com o objetivo de investigar os sentidos atribuídos a respeito das práticas de regência de contexto no estágio curricular e a sua formação docente. A intenção foi trazer a tona quais as contribuições (ou não) ocorreram na formação dos recém-licenciados com as experiências de prática com regência de contexto no estágio curricular no curso de pedagogia. Alguns autores contribuíram para o embasamento teórico desse estudo, entretanto pontuo como referências principais Ana Freire (2001) e Ostetto (2008) com apoio nesse suporte teórico e nos resultados indicados na pesquisa, exponho alguns aspectos que apontam a necessidade de se levar as contribuições desse estudo para o cotidiano das instituições de educação infantil buscando investir mais nas práticas de regência ampliadas promovendo aprendizagens cada vez mais significativas. Pois, este trabalho indicou que a regência de contexto no estágio curricular para a formação dos graduados pesquisados se revelou provedora de práticas pedagógicas na educação infantil mais substanciais. |
Keywords: | Educação Infantil Formação de professores Estágio supervisionado Prática de ensino |
Subject CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
Production unit: | Faculdade de Educação |
Publisher: | Universidade Federal do Rio de Janeiro |
Issue Date: | Dec-2019 |
Publisher country: | Brasil |
Language: | por |
Right access: | Acesso Aberto |
Citation: | SOARES, Kelly do Nascimento. Percepções sobre a regência de contexto na educação infantil como prática de ensino aprendizagem no estágio supervisionado. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Faculdade de Educação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2019. |
Appears in Collections: | Pedagogia |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
KSoares.pdf | 1.43 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.