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dc.contributor.advisorXavier, Libânia Nacif-
dc.contributor.authorOliveira, Rafaelly Maria Jesus de-
dc.date.accessioned2020-07-09T20:39:26Z-
dc.date.available2023-12-21T03:01:09Z-
dc.date.issued2019-12-
dc.identifier.citationOLIVEIRA, Rafaelly Maria Jesus de. Revisitar memórias e tecer novas histórias: fiando considerações sobre o memorial de formação e as experiências no CAp/UFRJ. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Faculdade de Educação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2019.pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11422/12699-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Rio de Janeiropt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectMemória autobiográficapt_BR
dc.subjectEscolarizaçãopt_BR
dc.subjectEnsino superiorpt_BR
dc.subjectFormação de professorespt_BR
dc.subjectColégios de aplicaçãopt_BR
dc.subjectMemorial de formaçãopt_BR
dc.titleRevisitar memórias e tecer novas histórias: fiando considerações sobre o memorial de formação e as experiências no CAp/UFRJpt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.contributor.referee1Cruz, Giseli Barreto da-
dc.contributor.referee2Fresquet, Adriana Mabel-
dc.description.resumoEste trabalho está baseado em reflexões realizadas ao longo do curso de pedagogia da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e aborda os caminhos percorridos ao longo do processo de escolarização e a potencialidade de revisitá-los através da autobiografia narrativa. Tem como questão norteadora a seguinte: Quais os sentidos que atribuímos ao conhecimento, uma vez que há um estranhamento ao revisitar lembranças e escrever sobre, e como estes estão entrelaçados formando a colcha de nossas histórias, desde a educação Infantil, passando pelo ensino fundamental e médio, até chegar ao ensino superior. Tendo como material basilar da pesquisa o memorial de formação e os registros dos cadernos de campo, está ancorado na perspectiva dos estudos nos/dos/com, o cotidiano (CINELLI, 2002). Uma narrativa sobre mim, sobre o eu enquanto aprendente, sobre a escola, o processo de escolarização, sobre os professores que conheci e suas práticas de ensino, além de uma breve análise sobre a película Vida Maria. Ao longo da pesquisa, é destacada a importância dos professores durante todo o percurso. No relato sobre o ensino superior, retomados alguns aspectos do ensino básico, afinal, foi durante o ensino superior a tomada de consciência de como era importante à relação com a escola e o que ela representava, sobretudo, no que tange à escolha da profissão docente. Por fim, são salientadas as experiências relacionado à minha participação no PIBID, no Colégio de Aplicação da UFRJ e se apresentam considerações sobre a escrita etnográfica, embasadas no estudo sobre os processos subjetivos de formação docente e de formação do sujeito na perspectiva de Nóvoa (1995, 2009), Tardif (2002), Souza (2004) e Freire (1982 1987, 1992, 1996, 2000). Teoricamente, para falar do estranhamento do cotidiano e da densa relação entre sujeito e objeto nas ciências sociais também são tecidas reflexões com aporte em Santos (2010) e através de Certeau (1994). De modo direto ou indireto, esses teóricos ratificam a importância dos registros autobiográficos na/da prática pedagógica para a construção da identidade profissional docente, inscrevendo-se na perspectiva de relativizar o familiar para captar o que Certeau (1994) chamou de as artes de fazer.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFRJpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
dc.embargo.termsabertopt_BR
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