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http://hdl.handle.net/11422/12699
Tipo: | Trabalho de conclusão de graduação |
Título: | Revisitar memórias e tecer novas histórias: fiando considerações sobre o memorial de formação e as experiências no CAp/UFRJ |
Autor(es)/Inventor(es): | Oliveira, Rafaelly Maria Jesus de |
Orientador: | Xavier, Libânia Nacif |
Resumo: | Este trabalho está baseado em reflexões realizadas ao longo do curso de pedagogia da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e aborda os caminhos percorridos ao longo do processo de escolarização e a potencialidade de revisitá-los através da autobiografia narrativa. Tem como questão norteadora a seguinte: Quais os sentidos que atribuímos ao conhecimento, uma vez que há um estranhamento ao revisitar lembranças e escrever sobre, e como estes estão entrelaçados formando a colcha de nossas histórias, desde a educação Infantil, passando pelo ensino fundamental e médio, até chegar ao ensino superior. Tendo como material basilar da pesquisa o memorial de formação e os registros dos cadernos de campo, está ancorado na perspectiva dos estudos nos/dos/com, o cotidiano (CINELLI, 2002). Uma narrativa sobre mim, sobre o eu enquanto aprendente, sobre a escola, o processo de escolarização, sobre os professores que conheci e suas práticas de ensino, além de uma breve análise sobre a película Vida Maria. Ao longo da pesquisa, é destacada a importância dos professores durante todo o percurso. No relato sobre o ensino superior, retomados alguns aspectos do ensino básico, afinal, foi durante o ensino superior a tomada de consciência de como era importante à relação com a escola e o que ela representava, sobretudo, no que tange à escolha da profissão docente. Por fim, são salientadas as experiências relacionado à minha participação no PIBID, no Colégio de Aplicação da UFRJ e se apresentam considerações sobre a escrita etnográfica, embasadas no estudo sobre os processos subjetivos de formação docente e de formação do sujeito na perspectiva de Nóvoa (1995, 2009), Tardif (2002), Souza (2004) e Freire (1982 1987, 1992, 1996, 2000). Teoricamente, para falar do estranhamento do cotidiano e da densa relação entre sujeito e objeto nas ciências sociais também são tecidas reflexões com aporte em Santos (2010) e através de Certeau (1994). De modo direto ou indireto, esses teóricos ratificam a importância dos registros autobiográficos na/da prática pedagógica para a construção da identidade profissional docente, inscrevendo-se na perspectiva de relativizar o familiar para captar o que Certeau (1994) chamou de as artes de fazer. |
Palavras-chave: | Memória autobiográfica Escolarização Ensino superior Formação de professores Colégios de aplicação Memorial de formação |
Assunto CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
Unidade produtora: | Faculdade de Educação |
Editora: | Universidade Federal do Rio de Janeiro |
Data de publicação: | Dez-2019 |
País de publicação: | Brasil |
Idioma da publicação: | por |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
Citação: | OLIVEIRA, Rafaelly Maria Jesus de. Revisitar memórias e tecer novas histórias: fiando considerações sobre o memorial de formação e as experiências no CAp/UFRJ. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Faculdade de Educação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2019. |
Aparece nas coleções: | Pedagogia |
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