Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11422/12704
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dc.contributor.advisorOuriques, Evandro Vieira-
dc.contributor.authorSilva, Matheus Lopes de Araujo-
dc.date.accessioned2020-07-10T03:39:16Z-
dc.date.available2023-12-21T03:01:09Z-
dc.date.issued2019-11-27-
dc.identifier.citationSILVA, Matheus Lopes de Araujo. Cidades e realidade aumentada: pokémon GO e a relação dos jogadores com o espaço urbano. 2019. 86f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação - Habilitação em Publicidade e Propaganda) - Escola de Comunicação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2019.pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11422/12704-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Rio de Janeiropt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectPokémonpt_BR
dc.subjectJogospt_BR
dc.subjectComputadores e civilizaçãopt_BR
dc.subjectGamespt_BR
dc.subjectCiberculturapt_BR
dc.titleCidades e realidade aumentada: Pokémon GO e a relação dos jogadores com o espaço urbanopt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/9548498834591852pt_BR
dc.contributor.referee1Burrowes, Patrícia Cecília-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5814638513632403pt_BR
dc.contributor.referee2Serpa, Marcelo-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/8325860870973642pt_BR
dc.description.resumoLançado em 2016, Pokémon GO tornou-se o jogo de realidade aumentada mais bem sucedido da história, já acumulando mais de 1 bilhão de downloads. Pokémon é a franquia midiática mais lucrativa do mundo, e a análise das relações psicopolíticas no espaço urbano e no território mental dos jogadores de Pokémon GO oferece uma visão relevante para o debate sobre os estados mentais violentos no Brasil e no mundo. Com uma experiência que mistura o real e o virtual, o aplicativo convida os usuários a sair de casa e interagir com outras pessoas. Além de servir como um estímulo para a atividade física, estudos mostram que o jogo tem efeitos positivos também para a saúde mental e na construção e manutenção de vínculos sociais mais fortes. Esta investigação se apoia sobre a teoria psicopolítica de Evandro Ouriques e estudos sobre cibercultura e cultura da convergência, como abordados por Pierre Lévy e Henry Jenkins.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentEscola de Comunicaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFRJpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::RELACOES PUBLICAS E PROPAGANDApt_BR
dc.embargo.termsabertopt_BR
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