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dc.contributor.advisorVaz, Murilo Augusto-
dc.contributor.authorAzevedo, Nathalia França de-
dc.date.accessioned2020-07-10T12:55:02Z-
dc.date.available2023-12-21T03:01:10Z-
dc.date.issued2018-12-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11422/12714-
dc.description.abstractFlexible subsea pipes for hydrocarbon transport are multi-layered structures, where each layer moves independently, in a complex interaction. Through the operation period, these structures can be subjected to many failure modes, resulting in accidents with catastrophic consequences. The objective of this work is to study the structural behaviour of the interlocked carcass under tensile axial load. This failure mode is still little known by the industry, with few occurrences in high pressure/high temperature applications. The carcass failure mechanism under axial load is the unlocking of the interlocked profile, in a process of elastoplastic deformation substantially influenced by the structure’s geometry and by the material used in fabrication. Numerical models and experimental methods were developed, using commercial pipe samples taken out from operation, in order to better understand the problem and to determine the structure capacity to resist to such loading condition.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Rio de Janeiropt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectRisers flexíveispt_BR
dc.subjectFalha na carcaçapt_BR
dc.titleComportamento estrutural de carcaça intertravada de dutos flexíveis sob traçãopt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/3338497972024287pt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/5446329006546569pt_BR
dc.contributor.advisorCo1Caire, Marcelo-
dc.contributor.referee1Souza, Marcelo Igor Lourenço de-
dc.contributor.referee2Sousa, José Renato Mendes de-
dc.description.resumoDutos submarinos flexíveis de transporte de hidrocarbonetos são compostos por uma estrutura multicamadas, em que cada camada desliza de forma independente, gerando uma interação complexa. Ao longo de sua operação, tais estruturas estão sujeitas a diversos modos de falha, podendo gerar acidentes com resultados catastróficos. O objetivo deste trabalho é estudar o comportamento estrutural limite da carcaça intertravada sob carregamento axial trativo. Este modo de falha ainda é pouco conhecido pela indústria e com algumas ocorrências em aplicações de alta pressão e alta temperatura. O mecanismo de falha da carcaça por carregamento axial é o destravamento do seu perfil intertravado num processo de deformação elastoplástica, sendo fortemente influenciado pela geometria da estrutura e pelo material utilizado na sua fabricação. Foram desenvolvidos modelos numéricos e métodos experimentais com amostras de dutos comerciais retirados de operação para melhor compreender o fenômeno e determinar a capacidade da estrutura de resistir a essa solicitação.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentInstituto Alberto Luiz Coimbra de Pós-Graduação e Pesquisa de Engenhariapt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Engenharia Oceânicapt_BR
dc.publisher.initialsUFRJpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::ENGENHARIASpt_BR
dc.embargo.termsabertopt_BR
Appears in Collections:Engenharia Oceânica

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