Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11422/12719
Tipo: Trabalho de conclusão de graduação
Título: “Cuidado com o seu corpo e com o corpo do seu amigo”: as relações corporais na educação infantil
Autor(es)/Inventor(es): Santos, Adriane Soares dos
Orientador: Arenhart, Deise
Resumo: A presente monografia consiste em um estudo qualitativo que busca refletir sobre as relações corporais que acontecem entre os sujeitos crianças e adultos educadores na educação infantil, a partir de observações realizadas com um grupo de crianças de 2 anos e seus educadores na Escola de Educação Infantil da Universidade Federal do Rio de Janeiro (EEI-UFRJ). Nessa direção para fundamentar esta discussão, a pesquisa foi orientada a partir de aportes teóricos selecionados como referenciais. Dentre estes destacamos Foucault, Tiriba, Le Breton, Guimarães, Ogêda, Arenhart, Sayão, entre outros que abordam questões pertinentes ao tema no que tange a relação entre corpo, corporeidade e educação. A pesquisa consolidou-se a partir de observação e registro em caderno de campo do contato entre crianças e educadores no período correspondente a 2018.2. Outro instrumento de pesquisa utilizado foi a entrevista semi-estruturada com as educadoras do grupo pesquisado, assim como a utilização da fotografia. No decorrer da pesquisa ao olharmos de forma atenta para as relações corporais no grupo de 2 anos percebemos que elas se desenvolvem a partir de 3 movimentos relacionais: o movimento criança-criança na qual a dimensão do afeto, cuidado, força e poder se destacam; o movimento criança-adulto em que sublinhamos a dimensão do afeto, da confiança e da transgressão; e o movimento relacional adulto-criança no qual ressaltamos a dimensão do afeto, cuidado, poder e controle. Além disso, se destacou no percurso investigativo, as relações corporais das crianças com os espaços e a natureza. Ao final do estudo concluímos pontuando a importância de uma formação docente que valorize as questões corporais, sendo de extrema importância que os educadores conheçam e explorem seus próprios corpos, compreendendo seus limites para que assim possam estar com seus corpos disponíveis para as crianças e as trocas e descobertas cotidianas que emanam na Educação Infantil. Compreendemos no estudo que o corpo é o meio pelo qual descobrimos o mundo, o corpo é potência e ânsia por experiências e vivências, sendo necessário ser visto e valorizado como ele é, em sua multiplicidade.
Palavras-chave: Educação infantil
Corporeidade
Linguagem corporal
Crianças
Cuidados
Educadores
Assunto CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Unidade produtora: Faculdade de Educação
Editora: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Data de publicação: Dez-2019
País de publicação: Brasil
Idioma da publicação: por
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Citação: SANTOS, Adriane Soares dos. “Cuidado com o seu corpo e com o corpo do seu amigo”: as relações corporais na educação infantil. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Faculdade de Educação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2019.
Aparece nas coleções:Pedagogia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ASantos.pdf1.32 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.