Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11422/12751
Type: Trabalho de conclusão de graduação
Title: A frustração dos estudantes de direito com a dinâmica do ensino e mercado de trabalho jurídicos
Author(s)/Inventor(s): Morsch, Kim Arnoso
Advisor: Franzoni, Júlia Ávila
Abstract: A dissertação que ora se resume objetiva explorar o desencantamento sentido por alunos e profissionais no tocante ao ensino jurídico e ao mercado de trabalho da área. Investiga-se o começo do percurso na faculdade, durante o qual apresentam-se apertos que atuam como testes de resistência. Quando se alcança a parte final desta saga, perceberão os concluintes que nem tudo o que pensavam sobre o mercado de trabalho condiz com a realidade. Discute-se, nesta obra, o lado fantasioso concernente às carreiras jurídicas, seja ela a advocacia, alguma do nicho dos concursos públicos, ou um caminho menos corriqueiro. Assim sendo, vê-se a insatisfação dos que não se enquadram nas possibilidades existentes, amplificada pelas barreiras sociais impostas. Recorrese às referências para renovar o olhar sobre os próximos caminhos, além de se refletir em relação às dificuldades a serem superadas – e as conquistas pelas quais nos esforçamos.
Keywords: Ensino do direito
Mercado de trabalho jurídico
Frustração
Law teaching
Torts
Legal labor market
Frustration
Subject CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::DIREITO
Production unit: Faculdade Nacional de Direito
Publisher: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Issue Date: Dec-2019
Publisher country: Brasil
Language: por
Right access: Acesso Aberto
Citation: MORSCH, Kim Arnoso. A frustração dos estudantes de direito com a dinâmica do ensino e mercado de trabalho jurídicos. 2019. 66 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Direito) - Faculdade Nacional de Direito, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2019.
Appears in Collections:Direito

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
KAMorsch.pdf411.6 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.