Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11422/12763
Type: Trabalho de conclusão de graduação
Title: Parcerias Público-Privadas e project finance: uma estratégia de garantia de investimentos em infraestrutura no cenário de crise financeira do Brasil
Author(s)/Inventor(s): Capellão, Laura Maria Nocito
Advisor: Assafim, João Marcelo
Abstract: A presente monografia tem por objetivo realizar uma análise acerca da expansão da infraestrutura nacional, enquanto vetor para o desenvolvimento econômico e social do Brasil, a partir da atuação conjunta das iniciativas pública e privada somada, ainda, a uma modalidade de financiamento de projetos. Conforme será demonstrado, a insuficiência da máquina estatal e os impactos da recessão econômica experimentada nos últimos anos diante dos expressivos gargalos de infraestrutura do país não deixam dúvidas de que os investimentos neste setor devem ser conduzidos pelos agentes privados, especialmente visando à retomada do crescimento econômico. Contudo, a instabilidade da economia brasileira e os vultosos valores envolvidos na implementação de projetos de infraestrutura representa um grande óbice à atração de investidores privados para o mercado nacional. Diante deste cenário, busca-se demonstrar a conjugação estratégica de dois institutos – a parceria público-privada (PPP) e o project finance como modelo financeiro capaz de tornar possível e atrativa a entrada de capital de particulares no Brasil a fim de expandir e melhorar a oferta de infraestrutura e, com isso, retomar o desenvolvimento socioeconômico do país.
Keywords: Infraestrutura
Desenvolvimento Socioeconômico
Delegação de Serviços Públicos
Parcerias Público-Privadas
Project Finance
Infrastructure
Socioeconomic Development
Delegation of Public Services
Public-Private Partnerships
Project Finance
Subject CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::DIREITO
Production unit: Faculdade Nacional de Direito
Publisher: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Issue Date: Dec-2019
Publisher country: Brasil
Language: por
Right access: Acesso Aberto
Citation: CAPELLÃO, Laura Maria Nocito. Parcerias Público-Privadas e project finance: uma estratégia de garantia de investimentos em infraestrutura no cenário de crise financeira do Brasil. 2019. 74 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Direito) - Faculdade Nacional de Direito, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2019.
Appears in Collections:Direito

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
LMNCapellão.pdf584.23 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.