Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11422/12771
Type: Dissertação
Title: Cálculo e análise do fator de amplificação dinâmica em içamentos off-shore não submersos utilizando balsas guindaste, com foco em descomissionamento de plataformas de petróleo
Author(s)/Inventor(s): Cúnico, Moisés Negri
Advisor: Esperança, Paulo de Tarso Themistocles
Abstract: O descomissionamento de plataformas de petróleo é um mercado crescente que já representa uma grande fatia dos custos envolvidos na indústria off-shore, sendo a otimização das operações de içamento de tais estruturas uma das maneiras de reduzir tais custos. Este trabalho apresenta uma metodologia para o cálculo da amplificação dinâmica durante uma operação de içamento com carga não submersa (com foco em convéses de plataformas fixas) para uma barcaça guindaste. É proposto um modelo matemático baseado na Teoria Potencial, juntamente com um valor ajustado experimentalmente para o amortecimento não linear no movimento de Roll. O valor da amplificação calculado é então comparado com o valor medido em uma operação real de içamento de um convés de uma plataforma fixa, e posteriormente com o valor recomendado pelas normas de projeto. Os resultados encontrados indicam a possibilidade da redução do fator normativo para operações de tal natureza.
Abstract: The decommissioning of oil platforms is a growing market that already accounts for a large share of the costs involved in the offshore industry, with the optimization of lifting operations being one of the ways to reduce such costs. This work presents a methodology for calculating the dynamic amplification during a non-submerged lifting operation (focusing on fixed platforms decks) for a crane barge. It is proposed a mathematical model based on Potential Theory, together with an experimentally adjusted value for the non-linear damping in Roll motion. The value of the calculated amplification is then compared with the value measured in a real lifting operation of a fixed platform deck, and later with the value recommended by the design standards. The results indicate the possibility of reducing the normative factor for operations of this nature.
Keywords: Içamentos Off-shore
Descomissionamento de plataformas fixas
Subject CNPq: CNPQ::ENGENHARIAS
Program: Programa de Pós-Graduação em Engenharia Oceânica
Production unit: Instituto Alberto Luiz Coimbra de Pós-Graduação e Pesquisa de Engenharia
Publisher: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Issue Date: Jul-2018
Publisher country: Brasil
Language: por
Right access: Acesso Aberto
Appears in Collections:Engenharia Oceânica

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
MoisesNegriCunico-min.pdf2.98 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.