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dc.contributor.advisorSphaier, Sergio Hamilton-
dc.contributor.authorFontes, Jassiel Vladimir Hernández-
dc.date.accessioned2020-07-17T11:27:09Z-
dc.date.available2023-12-21T03:02:10Z-
dc.date.issued2018-05-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11422/12778-
dc.description.abstractCoastal, naval and offshore structures are exposed to the problem of shipping of water on their decks. Analytical approaches are useful for the shipping water research because of their practical implementation and low computational cost compared with numerical approaches. However, classical analytical methods tend to overestimate the shipping water amplitudes and derived vertical loading, disregarding the real tendency of the phenomenon. The present thesis aims to investigate the shipping water problem by alternative analytical and experimental methods that allow a better understanding of its evolution and generated vertical loading. The shipping water problem was modelled by the advection-diffusion equation. A convolution model, solution of this equation, was proposed to estimate shipping water evolution and derived vertical loads on deck of a rectangular fixed structure, considering frictional effects of the bottom in a practical way. An alternative experimental investigation was performed to validate the analytical approach. It consisted in generating isolated shipping water events in a systematic way using the wet dambreak approach. Obtained analytical results for water elevations and vertical loads presented good agreement with experiments, approximating the trends and maximum values of experimental time series, improving the results obtained with the traditional dam-break method.pt_BR
dc.languageengpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Rio de Janeiropt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectModelo de convolução analíticopt_BR
dc.subjectÁgua de transportept_BR
dc.titleAn analytical and experimental study of shipping water evolution and related vertical loadingpt_BR
dc.typeTesept_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/1216400530715171pt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/9492834415007244pt_BR
dc.contributor.advisorCo1Vitola, Marcelo de Araujo-
dc.contributor.referee1Esperança, Paulo de Tarso Themistocles-
dc.contributor.referee2Castillo, Cláudio Alexis Rodríguez-
dc.contributor.referee3Su , Jian-
dc.contributor.referee4Simons, Alexandre Nicolaos-
dc.description.resumoEstruturas costeiras, navais e offshore estão expostas ao problema de embarque de água no convés. Métodos analíticos ajudam na pesquisa do embarque de água devido à praticidade na implementação e ao baixo custo computacional comparados com métodos numéricos. Entretanto, métodos analíticos clássicos tendem a superestimar as amplitudes da água embarcada e as cargas verticais derivadas, não considerando a tendência real do fenômeno. A presente tese visa investigar o problema de embarque de água por métodos analíticos e experimentais alternativos que permitam um melhor entendimento da sua evolução e do carregamento vertical gerado. O problema de embarque de água foi modelado pela equação de advecção-difusão. Um modelo de convolução, solução dessa equação, foi proposto para estimar a evolução da água embarcada e as cargas verticais derivadas no convés de uma estrutura fixa retangular, considerando efeitos de atrito do fundo de uma maneira prática. Uma pesquisa experimental alternativa foi realizada para validar o método analítico. Esta consiste na geração de eventos de embarque de água isolados de uma maneira sistemática usando o método de wet dam-break. Os resultados analíticos obtidos para as elevações de água e as cargas verticais apresentaram boa concordância com os experimentos, aproximando as tendências e os valores máximos das séries temporais experimentais, melhorando os resultados obtidos com o método tradicional de dam-break.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentInstituto Alberto Luiz Coimbra de Pós-Graduação e Pesquisa de Engenhariapt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Engenharia Oceânicapt_BR
dc.publisher.initialsUFRJpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::ENGENHARIASpt_BR
dc.embargo.termsabertopt_BR
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