Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://hdl.handle.net/11422/12815
Tipo: | Relatório |
Título: | Estrutura da arquitetura mental: templates: os universais da cognição no contexto dos games inteligentes para a construção de modelos cérebro-mente |
Autor(es)/Inventor(es): | Marques, Carla Verônica Machado Oliveira, Carlo Emmanoel Tolla de Motta, Claudia Lage Rebello da |
Resumo: | Este relatório consiste em uma resenha crítico colaborativa, cuja fundamentação teórica está consolidada na pesquisa da Professora e Cientista Dra. Carla Verônica Machado Marques, a qual originou a Tese de Doutorado EICA – Estruturas Internas Cognitivas Aprendentes: Um Modelo Neuro-Computacional aplicado à instância psíquica do Sistema Pessoa em Espaços Dimensionais, juntamente com os estudos George Lakoff. Além da análise minuciosa da referente Tese, a leitura oportuna da obra Metaphors we live by de George Lakoff e Mark Johnson viabilizou o encontro de pontos convergentes destes conteúdos, a fim de que seja elaborado um levantamento de conhecimentos elementares que possibilitem a compreensão do modelo computacional e a demonstração que a máquina de estados EICA é um sistema complexo composto por um grafo de templates, além de ser constituído de metáforas de processos metacognitivos complexos. Para facilitar a compreensão do EICA e das teorias que se entrelaçam à sua origem, foram elaborados cinco Games Inteligentes: o Jogo da Codignição; o Game Inteligente SIMETRIC3D; o Jogo das Diagonais; o Jogo das Metáforas e o Jogo das Ideias. Portanto, este relatório servirá para a construção de modelos neuropedagógicos, dando continuidade ao Relatório 1: "ConteúdoProcesso: A transmoglifação metafórica dos esquemas cognitivos" no intuito de fornecer atributos para o entendimento do binômio cerebro-mente e requisitos para desenvolvimento de softwares em prol do processo de aprendizagem e suas necessidades. |
Resumo: | This report consists of a collaborative critical review, whose theoretical foundation is consolidated in the research of Professor and Scientist Dr. Carla Verônica Machado Marques, which originated the Doctoral Thesis EICA - Learning Cognitive Internal Structures: A Neuro-Computational Model applied to the psychic instance. of the Person System in Dimensional Spaces, along with the George Lakoff studies. In addition to a thorough analysis of the referent Thesis, the timely reading of the work Metaphors we live by George Lakoff and Mark Johnson enabled the meeting of convergent points of these contents, so that a survey of elementary knowledge to enable the understanding of the computational model to be elaborated. and the demonstration that the EICA state machine is a complex system composed of a template graph, as well as constituting metaphors of complex metacognitive processes. To facilitate the understanding of EICA and the theories that intertwine its origin,five Intelligent Games were elaborated: the Codignition Game; the SIMETRIC3D Intelligent Game; the Game of Diagonals; the Game of Metaphors and the Game of Ideas. Therefore, this report will serve to build neuropedagogical models, continuing Report 1: "Content-Process: The Metaphorical Transmoglyphation of Cognitive Schemes", in order to provide attributes for understanding the brain-binomial and requirements for software development. for the learning process and its needs. |
Palavras-chave: | Cognição Metacognição Metáfora Neuropedagogia computacional Avaliação |
Assunto CNPq: | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA DA COMPUTACAO::TEORIA DA COMPUTACAO |
Unidade produtora: | Instituto Tércio Pacitti de Aplicações e Pesquisas Computacionais |
In: | Relatório Técnico NCE |
Número: | 0518 |
Data de publicação: | 2018 |
País de publicação: | Brasil |
Idioma da publicação: | por |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
Aparece nas coleções: | Relatórios |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
0518.pdf | 2.72 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.