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dc.contributor.advisorRebello, João Marcos Alcoforado-
dc.contributor.authorCamerini, Cesar Giron-
dc.date.accessioned2020-08-07T13:58:29Z-
dc.date.available2023-12-21T03:02:12Z-
dc.date.issued2018-02-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11422/12870-
dc.description.abstractThe application of clad material to subsea pipelines is gaining ground in deep water oil exploration. Its bimetallic configuration presents an attractive combination of mechanical strength and corrosion resistance, ensuring the safety and integrity of pipelines that connect the reservoir to oil rig. The clad material for oil exploration consists of a base material, usually carbon steel, inner coated with a thin layer of corrosion resistance alloy (CRA), turning into an attractive economical solution for deep water exploration since only a small portion of the noble anti-corrosive alloy is required. The potential for fatigue cracks to occur in pipeline structures due to cycling loads inherent of offshore oil production, makes necessary have an inspection tool to carry out periodic non destructive inspection in the inner pipe surface. The most critical point of pipeline structures is the circumferential weld and demands special attention during inspection. The results achieved with the inspection system, hadware and sensors, developed in the current work, demonstrate the feasibility to apply eddy current technology to detect fatigue cracks in welded joints of clad pipes.en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Rio de Janeiropt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEnsaios não destrutivospt_BR
dc.subjectDutospt_BR
dc.subjectFadiga dos materiaispt_BR
dc.titleSistema de inspeção para detecção de trincas de fadiga em juntas soldadas de dutos metalurgicamente cladeadospt_BR
dc.typeTesept_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/2612710094900119pt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/7645322980960485pt_BR
dc.contributor.advisorCo1Pereira, Gabriela Ribeiro-
dc.contributor.advisorCo2Chady, Tomasz-
dc.contributor.referee1Pardal, Juan Manuel-
dc.contributor.referee2Soares, Sérgio Damasceno-
dc.contributor.referee3Rocha, Adriana da Cunha-
dc.description.resumoOs efeitos da combinação de meios corrosivos com carregamentos cíclicos exigem o uso de uma metalurgia especial para produção de petróleo e gás em ambiente offshore. Nesse contexto, os dutos fabricados com material cladeado vêm ganhando espaço no cenário nacional. Os dutos cladeados são constituídos de um substrato de aço carbono de alta resistência e baixa liga com um revestimento interno de uma liga resistente à corrosão, combinando assim, excelentes propriedades de resistência mecânica e tenacidade do material de base à resistência à corrosão do revestimento. Devido ao risco do surgimento de trincas de corrosão-fadiga nos dutos é importante que se tenha uma ferramenta de inspeção capaz de identifica-las, principalmente nas regiões mais críticas, caso das soldas circunferenciais. Amostras com juntas soldadas foram fabricadas com entalhes de eletroerosão inseridos na raiz das juntas. Os resultados alcançados com o sistema de inspeção, eletrônica e sensores, desenvolvido no trabalho, demonstraram a viabilidade de aplicar a tecnologia de correntes parasitas para detectar trincas de fadiga em juntas soldadas de dutos cladeados.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentInstituto Alberto Luiz Coimbra de Pós-Graduação e Pesquisa de Engenhariapt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Engenharia Metalúrgica e de Materiaispt_BR
dc.publisher.initialsUFRJpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA DE MATERIAIS E METALURGICA::METALURGIA DE TRANSFORMACAOpt_BR
dc.embargo.termsabertopt_BR
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