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dc.contributor.advisorGomes, José Antônio da Cunha Ponciano-
dc.contributor.authorGervásio, João Paulo Klausing-
dc.date.accessioned2020-08-10T11:59:20Z-
dc.date.available2020-08-12T03:00:14Z-
dc.date.issued2018-09-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11422/12873-
dc.description.abstractThe corrosive fluids transportation through carbon steel pipelines may be critical due to internal corrosion. To avoid failures, internal coatings may be applied in order to insulate the inner metal wall of the pipe. However, when the tubes are welded together, the heat generated during the welding process damages the inner coating. As a result, the ends of the tubes are uncoated and subjected to corrosion. There are solutions to this problem, but all have some kind of inconvenience, either by the cost of implementation or by the difficulty of application. This work aims to present the results of the application tests of an alternative method: zinc thermally sprayed as sacrificial anode for internal protection of welded joints. Electrochemical, immersion and characterization tests were used to prove that this zinc coating can work as an anode and eventually replace it.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Rio de Janeiropt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectCorrosãopt_BR
dc.subjectAspersão térmicapt_BR
dc.titleUtilização de zinco aspergido termicamente como anodo de sacrifício para a proteção interna de juntas soldadaspt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/9490312100572373pt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/8223754069460446pt_BR
dc.contributor.advisorCo1Brasil, Simone Louise Delarue Cezar-
dc.contributor.referee1Simão, Renata Antoun-
dc.contributor.referee2Freitas, Denise Souza de-
dc.description.resumoO transporte de fluidos corrosivos por meio de dutos de aço-carbono pode ser crítico, em função da corrosão interna. Para evitar falhas, revestimentos podem ser usados para isolar a parede metálica interna da tubulação. Porém, quando os tubos são unidos por meio de solda, o revestimento interno é danificado pelo calor gerado durante o processo de soldagem. Consequentemente, as extremidades dos tubos não são revestidas e ficam sujeitas à corrosão. Existem soluções para este problema, porém todas apresentam algum tipo de inconveniente, seja pelo custo de implantação ou pela dificuldade de aplicação. Este trabalho tem por objetivo apresentar os resultados dos ensaios da aplicação de um método alternativo: zinco aspergido termicamente funcionando como anodo de sacrifício para proteção interna das juntas soldadas. Ensaios eletroquímicos, de imersão e de caracterização foram utilizados para provar que este revestimento de zinco pode trabalhar como um anodo e eventualmente, substituí-lo.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentInstituto Alberto Luiz Coimbra de Pós-Graduação e Pesquisa de Engenhariapt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Engenharia Metalúrgica e de Materiaispt_BR
dc.publisher.initialsUFRJpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA DE MATERIAIS E METALURGICApt_BR
dc.embargo.termsabertopt_BR
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