Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11422/12915
Type: Trabalho de conclusão de graduação
Title: Planejamento na educação infantil: desafios e perspectivas
Author(s)/Inventor(s): Cajazeira, Viviane Pereira
Advisor: Guimarães, Daniela
Abstract: Este estudo trata de investigar o processo de planejamento de 2 professores da Escola de Educação Infantil da UFRJ (EEI-UFRJ), com crianças de 0 a 5 anos. Considerando que o planejamento nos remete a uma docência reflexiva, o objetivo principal deste estudo é examinar os desafios e perspectivas docentes que podem surgir durante o planejamento, considerando a realidade e contribuições de professores que trabalham ou trabalharam com crianças de 0 a 5 na EEI-UFRJ. Os fundamentos desta discussão, são inspirados em alguns estudos teóricos, como: Barbosa (2006), Corsino (2012), Ostetto (2000), entre outros que abordam temas pertinentes ao planejamento. Neste trabalho busca-se compreender como é organizado, discutido e refletido o planejamento nas propostas e experiências na Educação Infantil, dando ênfase à EEI-UFRJ. Por fim, concluímos que mesmo diante de diversos desafios no trabalho docente, entendemos o planejamento como uma ferramenta em potencial, significativa e ampliadora do que trazem as crianças; assim como uma ferramenta de expansão do repertório cultural das crianças.
Keywords: Planejamento educacional
Educação infantil
Prática de ensino
Subject CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Production unit: Faculdade de Educação
Publisher: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Issue Date: Dec-2016
Publisher country: Brasil
Language: por
Right access: Acesso Aberto
Citation: CAJAZEIRAS, Viviane Pereira. Planejamento na educação infantil: desafios e perspectivas. 2016.40 f. Trabalho de Conclusão de curso (Licenciatura em Pedagogia) - Faculdade de Educação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2016.
Appears in Collections:Pedagogia

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
VCajazeira.pdf208,89 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.