Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11422/12930
Tipo: Trabalho de conclusão de graduação
Título: Violência na gestação: análise das notificações no município de Niterói de 2013 a 2015
Autor(es)/Inventor(es): Ribeiro, Léia Silva
Orientador: Cavalcanti, Maria de Lourdes Tavares
Resumo: Esta pesquisa foi motivada a partir do questionamento sobre a existência ou não de violência no período gestacional das mulheres. A análise das notificações de violência contra mulheres grávidas no município de Niterói, tendo como anos de estudo 2013, 2014 e 2015, evidenciou 64 registros de violência contra mulheres grávidas em Niterói ao longo destes anos. A análise dos dados extraídos do SINAN demonstra que essas mulheres sofreram violência durante a gravidez. As variáveis examinadas apresentam os autores das violências, a faixa etária, a escolaridade e a raça dessas mulheres, entre outras variáveis. As informações são apresentadas em forma de gráficos e tabelas que contam um pouco da história de violência sofrida por mulheres grávidas, cujos episódios de violência foram notificados para a COVIG (Coordenação de Vigilância em Saúde da Fundação Municipal de Saúde de Niterói) no período de 2013 a 2015. A violência contra mulheres grávidas é um problema sério e crescente, se tornando assim um problema de saúde pública, que merece atenção. É importante então que o governo crie ações para a promoção da saúde dessas mulheres e a prevenção da violência. Dessa forma os casos de violência podem até serem reduzidos e essas mulheres podem ter uma autonomia maior sobre suas vidas.
Palavras-chave: Violência contra a mulher
Saúde da mulher
Violência
Notificação
Gravidez
Assunto CNPq: CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::SAUDE COLETIVA::SAUDE PUBLICA
Unidade produtora: Instituto de Estudos em Saúde Coletiva
Editora: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Data de publicação: 6-Set-2017
País de publicação: Brasil
Idioma da publicação: por
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Citação: RIBEIRO, Léia Silva. Violência na gestação: análise das notificações no município de Niterói de 2013 a 2015. 2017. 43 f. Trabalho de conclusão de curso (Graduação em Saúde Coletiva) – Instituto de Estudos em Saúde Coletiva, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2017.
Aparece nas coleções:Saúde Coletiva

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
LSRibeiro.pdf437.42 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.