Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11422/12939
Tipo: Trabalho de conclusão de graduação
Título: A orientação educacional sob análise: revendo o campo de atuação nos municípios de Mesquita e Duque de Caxias
Autor(es)/Inventor(es): Costa, Aline Silva da
Orientador: Moehlecke, Sabrina
Resumo: Ao longo de sua história, o sistema educacional brasileiro tem sido organizado a partir de diferentes concepções de educação, de gestão e de escola, de acordo com as necessidades de cada momento histórico. Isso também levou a diferentes maneiras de se organizar o trabalho pedagógico, assim como as funções a serem exercidas por diferentes profissionais, como os supervisores de ensino, coordenadores pedagógicos, orientadores educacionais, entre outros (LIBÂNEO, 2005). No caso específico da orientação educacional, nota-se, de acordo com a literatura, uma mudança no paradigma, que antes era concebido a partir de uma visão individualizada da função desse profissional, com conotação vocacional e/ou assistencial, para uma concepção mais coletiva e envolvendo todos os agentes escolares para o alcance de um mesmo objetivo, o qual se refere à formação de seus alunos como cidadãos, em seus aspectos sociais, políticos e culturais. Desse modo, a presente pesquisa monográfica tem como objetivo identificar as atuais possibilidades de atuação dos orientadores educacionais nas escolas públicas de dois municípios do estado do Rio de Janeiro, no intuito de observar se essas mudanças nas atribuições desses profissionais nas escolas se fazem presentes. Para tanto, foram escolhidos os municípios de Mesquita e Duque de Caxias; o primeiro por ter sido criado mais recentemente e o segundo por ser mais antigo. Como metodologia, foi realizada uma revisão bibliográfica sobre o tema no Brasil. Em seguida, analisados os editais para concursos à função de orientador educacional desses municípios, além de seus regimentos escolares, assim como o traço histórico de cada um. O aporte teórico contou com algumas reflexões de Pascoal (2008); Grinspun (1994); e Giacaglia & Penteado (2014). Como resultado, foi possível identificar o perfil de orientação educacional presente na gestão e organização das escolas dos dois municípios selecionados, as atribuições e exigências em termos de formação e dos saberes profissionais exigidos que apontam para uma atuação crítica e emancipatória.
Palavras-chave: Orientação educacional
Sistemas de ensino
Escolas municipais
Gestão escolar
Gestão democrática
Assunto CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Unidade produtora: Faculdade de Educação
Editora: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Data de publicação: Jun-2020
País de publicação: Brasil
Idioma da publicação: por
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Citação: COSTA, Aline Silva da. A orientação educacional sob análise: revendo o campo de atuação nos municípios de Mesquita e Duque de Caxias. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Faculdade de Educação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2020.
Aparece nas coleções:Pedagogia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ACosta.pdf265.85 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.