Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11422/12949
Type: Trabalho de conclusão de graduação
Title: A gestão dos resíduos de equipamentos eletroeletrônicos e as suas consequências para a saúde ambiental: uma análise da literatura
Author(s)/Inventor(s): Marinho, Laiz Pangracio Amaro Paiva
Advisor: Carvalho, Márcia Aparecida Ribeiro de
Co-advisor: Solon, Daniel
Abstract: O presente trabalho insere-se no campo da saúde ambiental, visto que se propõe a analisar, através de uma revisão da literatura, os impactos causados pelos Resíduos de Equipamentos Eletroeletrônicos ao meio ambiente e à saúde humana. Identificar e descrever esses riscos é fundamental para que alternativas e soluções sejam pensadas e implementadas na tentativa de minimizar os atuais e os futuros sofrimentos e garantir a manutenção de um meio equilibrado às gerações futuras. Nesse sentido, o Brasil, assim como diversos outros países, já reconhece a periculosidade inerente às substâncias tóxicas presentes nesse tipo de resíduo que a cada dia se faz mais presente diante da lógica do consumismo. Assim, para conter o descarte e manuseio irregular instaurou-se, a partir da Lei nº 12.305 de 2010, a Política Nacional de Resíduos Sólidos que traz como principais instrumentos o conceito de logística reversa e de responsabilidade compartilhada. No entanto, a efetivação das obrigações estabelecidas em tal lei ainda encontra grandes desafios e o objetivo de implementar uma economia circular capaz de prover um desenvolvimento sustentável parece ainda distante.
Keywords: Resíduos sólidos
Resíduo eletrônico
Saúde ambiental
Meio ambiente
Impactos na saúde
Legislação
Subject CNPq: CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::SAUDE COLETIVA::SAUDE PUBLICA
Production unit: Instituto de Estudos em Saúde Coletiva
Publisher: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Issue Date: 17-Dec-2019
Publisher country: Brasil
Language: por
Right access: Acesso Aberto
Citation: MARINHO, Laiz Pangracio Amaro Paiva. A gestão dos resíduos de equipamentos eletroeletrônicos e as suas consequências para a saúde ambiental: uma análise da literatura. 2019. 41 f. Trabalho de conclusão de curso (Graduação em Saúde Coletiva) – Instituto de Estudos em Saúde Coletiva, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2019.
Appears in Collections:Saúde Coletiva

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
LPAPMarinho.pdf244.58 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.