Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11422/1296
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorJunqueira, Maria Helena Rego-
dc.contributor.authorCattapan, Julio Cesar Rodrigues-
dc.date.accessioned2017-01-23T14:40:47Z-
dc.date.available2023-12-21T03:02:30Z-
dc.date.issued2004-11-29-
dc.identifier.citationCATTAPAN, Julio Cesar Rodrigues. Televisão e narcisismo: a indústria da frustração. 2004. 81 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação - Habilitação em Jornalismo) - Escola de Comunicação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2004.pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11422/1296-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Rio de Janeiropt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectTelevisãopt_BR
dc.subjectNarcisismopt_BR
dc.subjectComportamentopt_BR
dc.titleTelevisão e narcisismo: a indústria da frustaçãopt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.description.resumoEstudo da relação entre televisão e cultura do narcisismo no processo de formação de consumidores. O ponto de partida para a análise é a constatação feita pelo filósofo Christopher Lasch de que a cultura norte-americana é fortemente narcisista, constatação que parece se aplicar também aos países industrializados sob forte influência norte-americana, incluindo-se aí o Brasil. Explica-se brevemente o conceito de narcisismo em psicanálise para então se passar a uma análise mais detalhada sobre a cultura do narcisismo e o tipo de indivíduo que ela produz, caracterizado, principalmente, por uma excessiva preocupação com a própria imagem, uma vaga insatisfação consigo mesmo e a percepção de que as relações sociais são campos de batalha em que é preciso se armar contra o inimigo. Em seguida, analisa-se como a televisão, e a publicidade que ela veicula, influi na formação da cultura do narcisismo. A televisão estimula o narcisismo do telespectador ao lhe fazer crer que todos os desejos dele devem ser satisfeitos plena e imediatamente. Ao mesmo tempo, ela o incita a querer sempre mais, a estar sempre insatisfeito consigo mesmo. Essa constante produção de narcisismo e insatisfação consigo mesmo constitui-se no principal propulsor do consumo na fase atual do sistema capitalista.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentEscola de Comunicaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFRJpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::JORNALISMO E EDITORACAOpt_BR
dc.embargo.termsabertopt_BR
Appears in Collections:Comunicação - Jornalismo

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
JCattapan.pdf403.31 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.