Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://hdl.handle.net/11422/1296
Especie: Trabalho de conclusão de graduação
Título : Televisão e narcisismo: a indústria da frustação
Autor(es)/Inventor(es): Cattapan, Julio Cesar Rodrigues
Tutor: Junqueira, Maria Helena Rego
Resumen: Estudo da relação entre televisão e cultura do narcisismo no processo de formação de consumidores. O ponto de partida para a análise é a constatação feita pelo filósofo Christopher Lasch de que a cultura norte-americana é fortemente narcisista, constatação que parece se aplicar também aos países industrializados sob forte influência norte-americana, incluindo-se aí o Brasil. Explica-se brevemente o conceito de narcisismo em psicanálise para então se passar a uma análise mais detalhada sobre a cultura do narcisismo e o tipo de indivíduo que ela produz, caracterizado, principalmente, por uma excessiva preocupação com a própria imagem, uma vaga insatisfação consigo mesmo e a percepção de que as relações sociais são campos de batalha em que é preciso se armar contra o inimigo. Em seguida, analisa-se como a televisão, e a publicidade que ela veicula, influi na formação da cultura do narcisismo. A televisão estimula o narcisismo do telespectador ao lhe fazer crer que todos os desejos dele devem ser satisfeitos plena e imediatamente. Ao mesmo tempo, ela o incita a querer sempre mais, a estar sempre insatisfeito consigo mesmo. Essa constante produção de narcisismo e insatisfação consigo mesmo constitui-se no principal propulsor do consumo na fase atual do sistema capitalista.
Materia: Televisão
Narcisismo
Comportamento
Materia CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::JORNALISMO E EDITORACAO
Unidade de producción: Escola de Comunicação
Editor: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Fecha de publicación: 29-nov-2004
País de edición : Brasil
Idioma de publicación: por
Tipo de acceso : Acesso Aberto
Citación : CATTAPAN, Julio Cesar Rodrigues. Televisão e narcisismo: a indústria da frustração. 2004. 81 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação - Habilitação em Jornalismo) - Escola de Comunicação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2004.
Aparece en las colecciones: Comunicação - Jornalismo

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
JCattapan.pdf403.31 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.