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dc.contributor.advisorAlmeida, Alda Rosana Duarte de-
dc.contributor.authorVelasco, Anna Letícia-
dc.date.accessioned2017-01-23T15:54:47Z-
dc.date.available2023-12-21T03:02:30Z-
dc.date.issued2014-05-28-
dc.identifier.citationVELASCO, Anna Letícia. Como empresas internacionais atuam localmente: estudo de caso sobre uma B2B da aviação. 2014. 63 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação - Habilitação em Publicidade e Propaganda) - Escola de Comunicação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2014.pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11422/1298-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Rio de Janeiropt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectMarketingpt_BR
dc.subjectMultinacionalpt_BR
dc.subjectGlobalizaçãopt_BR
dc.subjectEmpresapt_BR
dc.titleComo empresas internacionais atuam localmente: estudo de caso sobre uma B2B da aviaçãopt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/2652910030797348pt_BR
dc.contributor.referee1Neves, Gláucia Salvador-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3598534302321545pt_BR
dc.contributor.referee2Rett, Lucimara-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/1020341783834309pt_BR
dc.description.resumoCom o atual processo de saturação de mercados na era da globalização, muitas empresas estão aplicando um movimento contrário ao acontecido nas últimas décadas do século XX. A preocupação agora não é mais estar presente de forma homogênea na maior quantidade possível de territórios ao redor do mundo. As companhias vêm se preocupando cada vez mais em adaptar-se à cultura do lugar em que vão iniciar seus negócios, propondo certa maleabilidade em suas estratégias de marketing. Essa customização de acordo com regiões específicas por parte de corporações internacionais pode ser chamada de 'glocalização', termo não tão novo que abriga os ideais de 'globalização' e 'localização'. A fim de ilustrar esse fenômeno, a pesquisa se debruçou em um estudo de caso único por meio de pesquisa qualitativa explanatória sobre uma provedora mundial de Tecnologia da Informação para o setor aéreo, ou seja, uma B2B internacional, atuante em todos os continentes do mundo. O case mostrou como ela vem adaptando suas ações de marketing para sua estratégia de aeroportos regionais nas Américas. A deficiência na comunicação interna e a falta de integração entre diferentes áreas da empresa foram os principais pontos que puderam ser atribuídos como fraquezas da companhia. Esses fatores influenciam diretamente o nível de adaptação glocal das ações de marketing na região, sendo essa uma característica que desafia o sucesso do desenvolvimento desse negócio especificamente.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentEscola de Comunicaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFRJpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::RELACOES PUBLICAS E PROPAGANDApt_BR
dc.embargo.termsabertopt_BR
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