Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/11422/13008
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Amaral, Daniela Patti do | - |
dc.contributor.author | Andrade, Thaiane Santana Lopes de | - |
dc.date.accessioned | 2020-09-02T20:55:35Z | - |
dc.date.available | 2023-12-21T03:02:15Z | - |
dc.date.issued | 2020-07 | - |
dc.identifier.citation | ANDRADE, Thaiane Santana Lopes de. Identidade do profissional pedagogo: tensões e desafios das políticas de formação inicial. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Faculdade de Educação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2020. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/11422/13008 | - |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal do Rio de Janeiro | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Pedagogia | pt_BR |
dc.subject | Identidade profissional | pt_BR |
dc.subject | Currículo | pt_BR |
dc.title | Identidade do profissional pedagogo: tensões e desafios das políticas de formação inicial | pt_BR |
dc.type | Trabalho de conclusão de graduação | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Cruz, Giseli Barreto da | - |
dc.contributor.referee2 | Arosa, Armando de Castro Cerqueira | - |
dc.description.resumo | O presente trabalho busca contribuir para a discussão acerca da formação dos profissionais pedagogos que lidarão com a realidade contemporânea na educação escolar e não escolar. Buscamos compreender a história de construção do currículo de pedagogia, assim como o contexto no qual está inserido a atual proposta de reformulação curricular para o curso de pedagogia da FE/UFRJ. Os objetivos da pesquisa foram identificar aspectos no currículo do curso de pedagogia que anunciam uma identidade ampliada para o profissional pedagogo através de uma análise teórica e documental, além de análise de questionários aplicados aos ingressantes do curso de Pedagogia da UFRJ. Este trabalho está inserido em um contexto de reformulação curricular do curso de Pedagogia da UFRJ e buscou-se, através de entrevistas, compreender o debate sobre a identidade do profissional de pedagogia através da ótica de indivíduos que participaram ativamente desse processo. Adicionalmente, investigou-se a perspectiva de alunos ingressantes do curso a respeito da identidade do profissional pedagogo formado pela Faculdade de Educação da UFRJ através da aplicação de questionário a um grupo específico de alunos ingressantes no curso no período de 2019.1 e 2019.2. Concluímos que é possível notar uma tendência à compreensão da identidade profissional do pedagogo que se aproxima das ideias lideradas por Libâneo ( apud , CRUZ, 2008), que compreende pedagogia como o campo de reflexão teórica acerca das práticas educativas, considerando a docência, mas não se restringindo a ela. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Faculdade de Educação | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFRJ | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | pt_BR |
dc.embargo.terms | aberto | pt_BR |
Appears in Collections: | Pedagogia |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
TAndrade.pdf | 437.11 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.