Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://hdl.handle.net/11422/13008
Tipo: | Trabalho de conclusão de graduação |
Título: | Identidade do profissional pedagogo: tensões e desafios das políticas de formação inicial |
Autor(es)/Inventor(es): | Andrade, Thaiane Santana Lopes de |
Orientador: | Amaral, Daniela Patti do |
Resumo: | O presente trabalho busca contribuir para a discussão acerca da formação dos profissionais pedagogos que lidarão com a realidade contemporânea na educação escolar e não escolar. Buscamos compreender a história de construção do currículo de pedagogia, assim como o contexto no qual está inserido a atual proposta de reformulação curricular para o curso de pedagogia da FE/UFRJ. Os objetivos da pesquisa foram identificar aspectos no currículo do curso de pedagogia que anunciam uma identidade ampliada para o profissional pedagogo através de uma análise teórica e documental, além de análise de questionários aplicados aos ingressantes do curso de Pedagogia da UFRJ. Este trabalho está inserido em um contexto de reformulação curricular do curso de Pedagogia da UFRJ e buscou-se, através de entrevistas, compreender o debate sobre a identidade do profissional de pedagogia através da ótica de indivíduos que participaram ativamente desse processo. Adicionalmente, investigou-se a perspectiva de alunos ingressantes do curso a respeito da identidade do profissional pedagogo formado pela Faculdade de Educação da UFRJ através da aplicação de questionário a um grupo específico de alunos ingressantes no curso no período de 2019.1 e 2019.2. Concluímos que é possível notar uma tendência à compreensão da identidade profissional do pedagogo que se aproxima das ideias lideradas por Libâneo ( apud , CRUZ, 2008), que compreende pedagogia como o campo de reflexão teórica acerca das práticas educativas, considerando a docência, mas não se restringindo a ela. |
Palavras-chave: | Pedagogia Identidade profissional Currículo |
Assunto CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
Unidade produtora: | Faculdade de Educação |
Editora: | Universidade Federal do Rio de Janeiro |
Data de publicação: | Jul-2020 |
País de publicação: | Brasil |
Idioma da publicação: | por |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
Citação: | ANDRADE, Thaiane Santana Lopes de. Identidade do profissional pedagogo: tensões e desafios das políticas de formação inicial. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Faculdade de Educação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2020. |
Aparece nas coleções: | Pedagogia |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TAndrade.pdf | 437.11 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.