Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/11422/13085
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Moura, Ana Paula Abreu | - |
dc.contributor.author | Aguiar, Rosana de Moura de | - |
dc.date.accessioned | 2020-09-25T00:29:21Z | - |
dc.date.available | 2023-12-21T03:02:18Z | - |
dc.date.issued | 2017 | - |
dc.identifier.citation | AGUIAR, Rosana de Moura de. Alfabetização de jovens e adultos: uma abordagem histórica e social. 2017. Trabalho de Conclusão de curso (Licenciatura em Pedagogia) - Faculdade de Educação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2017. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/11422/13085 | - |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal do Rio de Janeiro | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Educação de Jovens e Adultos | pt_BR |
dc.subject | Alfabetização | pt_BR |
dc.subject | Evasão escolar | pt_BR |
dc.title | Alfabetização de jovens e adultos: uma abordagem histórica e social | pt_BR |
dc.type | Trabalho de conclusão de graduação | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Cerdas, Luciene | - |
dc.contributor.referee2 | Fernández, Silvina Julia | - |
dc.description.resumo | O tema desta monografia teve como foco principal apresentar as discussões sobre a Alfabetização de Jovens e Adultos dentro de uma perspectiva histórica e social com a finalidade de refletir o percurso da educação no nosso país, como direito de todo cidadão e dever do Estado e a partir dessa abordagem possibilitar a reflexão da Educação de Jovens e Adultos como uma modalidade de ensino regular que precisa ser assegurada e reconhecida nas suas funções reparadora, equalizadora e qualificadora (Parecer CNE/CEB nº 11/2000). O motivo da escolha do tema se deu com o propósito de investigar o que acarreta a não permanência na escola e a desistência dos estudos (especialmente em processo de alfabetização) das pessoas que ingressam ou que já ingressaram na Educação de Jovens e Adultos, ou mesmo as pessoas que ingressaram na escola quando crianças, mas não retornaram; e consequentemente analisar as causas da não aprendizagem da leitura e da escrita convencional. A metodologia utilizada apoiou-se em pesquisa bibliográfica de caráter qualitativo e teve como procedimentos metodológicos três entrevistas realizadas com pessoas que tiveram experiências concretas de escolarização na infância (mas não prosseguiram com os estudos) e a descrição e reflexão de uma situação vivida no estágio que vai ao encontro do problema referido nesta pesquisa. O embasamento teórico ligado às questões históricas, sociais e do sistema convencional de escrita relacionada ao tema – Alfabetização de Jovens e Adultos, uma abordagem histórica e social – teve como referenciais principais, os autores: Cury (2000), Marcuschi (1997), Soares (2001), Freire (1967), Leal (2004) e Moura (2013). | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Faculdade de Educação | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFRJ | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | pt_BR |
dc.embargo.terms | aberto | pt_BR |
Appears in Collections: | Pedagogia |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
RAguiar.pdf | 341.81 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.