Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://hdl.handle.net/11422/13085
Tipo: | Trabalho de conclusão de graduação |
Título: | Alfabetização de jovens e adultos: uma abordagem histórica e social |
Autor(es)/Inventor(es): | Aguiar, Rosana de Moura de |
Orientador: | Moura, Ana Paula Abreu |
Resumo: | O tema desta monografia teve como foco principal apresentar as discussões sobre a Alfabetização de Jovens e Adultos dentro de uma perspectiva histórica e social com a finalidade de refletir o percurso da educação no nosso país, como direito de todo cidadão e dever do Estado e a partir dessa abordagem possibilitar a reflexão da Educação de Jovens e Adultos como uma modalidade de ensino regular que precisa ser assegurada e reconhecida nas suas funções reparadora, equalizadora e qualificadora (Parecer CNE/CEB nº 11/2000). O motivo da escolha do tema se deu com o propósito de investigar o que acarreta a não permanência na escola e a desistência dos estudos (especialmente em processo de alfabetização) das pessoas que ingressam ou que já ingressaram na Educação de Jovens e Adultos, ou mesmo as pessoas que ingressaram na escola quando crianças, mas não retornaram; e consequentemente analisar as causas da não aprendizagem da leitura e da escrita convencional. A metodologia utilizada apoiou-se em pesquisa bibliográfica de caráter qualitativo e teve como procedimentos metodológicos três entrevistas realizadas com pessoas que tiveram experiências concretas de escolarização na infância (mas não prosseguiram com os estudos) e a descrição e reflexão de uma situação vivida no estágio que vai ao encontro do problema referido nesta pesquisa. O embasamento teórico ligado às questões históricas, sociais e do sistema convencional de escrita relacionada ao tema – Alfabetização de Jovens e Adultos, uma abordagem histórica e social – teve como referenciais principais, os autores: Cury (2000), Marcuschi (1997), Soares (2001), Freire (1967), Leal (2004) e Moura (2013). |
Palavras-chave: | Educação de Jovens e Adultos Alfabetização Evasão escolar |
Assunto CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
Unidade produtora: | Faculdade de Educação |
Editora: | Universidade Federal do Rio de Janeiro |
Data de publicação: | 2017 |
País de publicação: | Brasil |
Idioma da publicação: | por |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
Citação: | AGUIAR, Rosana de Moura de. Alfabetização de jovens e adultos: uma abordagem histórica e social. 2017. Trabalho de Conclusão de curso (Licenciatura em Pedagogia) - Faculdade de Educação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2017. |
Aparece nas coleções: | Pedagogia |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
RAguiar.pdf | 341.81 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.