Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11422/13095
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorPereira, Amílcar Araújo-
dc.contributor.authorPinto, Laryssa Santos-
dc.date.accessioned2020-09-27T22:19:58Z-
dc.date.available2023-12-21T03:02:19Z-
dc.date.issued2017-12-
dc.identifier.citationPINTO, Laryssa Santos. Lei 10.639/03: de Palmares às escolas do Rio de Janeiro. 2017. 54f. Trabalho de Conclusão de curso (Licenciatura em Pedagogia) - Faculdade de Educação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2017.pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11422/13095-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Rio de Janeiropt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEnsinopt_BR
dc.subjectNegrospt_BR
dc.subjectIdentidadept_BR
dc.subjectRacismopt_BR
dc.titleLei 10.639/03: de Palmares às escolas do Rio de Janeiropt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.description.resumoResumo Essa pesquisa propõe uma análise do cenário de ensino da história e cultura afro-brasileira em duas salas de aula de instituições de caráter público e privado, afim de verificar de que maneira a lei 10.639/03 vem sendo aplicada e desenvolvida pelos profissionais do meio e suas instituições. Dessa forma, esta monografia voltou ao século XVI para relembrar a história de luta do povo negro, de mais de 400 anos, contra a escravidão e o racismo, no Brasil. Tendo em mente esse contexto, partimos para a compreensão de uma suposta identidade brasileira formada por seus grupos étnicos integrantes. Só assim, ao cruzar essas linhas de pensamento, chegamos às salas de aula e aos possíveis reflexos do emprego da lei em alunos cidadãos que estão sendo formados em um país historicamente racista.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFRJpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
dc.embargo.termsabertopt_BR
Appears in Collections:Pedagogia

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
LPinto.pdf413.21 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.