Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://hdl.handle.net/11422/13095
Tipo: | Trabalho de conclusão de graduação |
Título: | Lei 10.639/03: de Palmares às escolas do Rio de Janeiro |
Autor(es)/Inventor(es): | Pinto, Laryssa Santos |
Orientador: | Pereira, Amílcar Araújo |
Resumo: | Resumo Essa pesquisa propõe uma análise do cenário de ensino da história e cultura afro-brasileira em duas salas de aula de instituições de caráter público e privado, afim de verificar de que maneira a lei 10.639/03 vem sendo aplicada e desenvolvida pelos profissionais do meio e suas instituições. Dessa forma, esta monografia voltou ao século XVI para relembrar a história de luta do povo negro, de mais de 400 anos, contra a escravidão e o racismo, no Brasil. Tendo em mente esse contexto, partimos para a compreensão de uma suposta identidade brasileira formada por seus grupos étnicos integrantes. Só assim, ao cruzar essas linhas de pensamento, chegamos às salas de aula e aos possíveis reflexos do emprego da lei em alunos cidadãos que estão sendo formados em um país historicamente racista. |
Palavras-chave: | Ensino Negros Identidade Racismo |
Assunto CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
Unidade produtora: | Faculdade de Educação |
Editora: | Universidade Federal do Rio de Janeiro |
Data de publicação: | Dez-2017 |
País de publicação: | Brasil |
Idioma da publicação: | por |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
Citação: | PINTO, Laryssa Santos. Lei 10.639/03: de Palmares às escolas do Rio de Janeiro. 2017. 54f. Trabalho de Conclusão de curso (Licenciatura em Pedagogia) - Faculdade de Educação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2017. |
Aparece nas coleções: | Pedagogia |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
LPinto.pdf | 413.21 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.