Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11422/13104
Type: Trabalho publicado em evento
Title: Culturas urbanísticas em crise ou em construção?: insumos para um debate sobre mudanças na abordagem de cidades e territórios entre 1956 e 1968
Author(s)/Inventor(s): Peixoto, Priscilla Alves
Abstract: Esta sessão livre enfoca propostas para a cidade e para o território muitas vezes tratadas de forma estanque sob o signo de um tema, de um campo disciplinar ou um recorte nacional que impedem de pensá-las conjuntamente e de interpretar o quanto os indivíduos que as propõe participam ou não de movimentos maiores de transformação do próprio campo do conhecimento. Para construir essa reflexão, partimos da observação de atores e processos singulares para, com eles, ensaiar narrativas que tensionem, aprofundem ou, até mesmo, desloquem aquelas consagradas por uma bibliografia mais panorâmica e que, por vezes, minimizam ou excluem as contribuições propostas e experimentadas no Brasil. Abordaremos mais especificamente: (1) a emergência de um campo de debates sobre participação e a maneira como se deu a interlocução de alguns de seus atores no Peru e no Brasil; (2) a experiência de Carlos Nelson Ferreira dos Santos em Brás de Pina e a construção de aportes reflexivos para a reconfiguração de seu próprio ofício; (3) cenas do cotidiano de Salvador fotografadas por Pierre Verger e Aracy Esteves Gomes e o que elas informam das transformações urbanas e sociais pelas quais passa a cidade; (4) e o estabelecimento de diálogo institucional entre o estado brasileiro e as populações indígenas no processo da produção do espaço urbano no Acre.
Abstract: Unavailable.
Keywords: Urbanismo
Historia
Historiografia
Urbanism
History
Historiography
Subject CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ARQUITETURA E URBANISMO::FUNDAMENTOS DE ARQUITETURA E URBANISMO
Production unit: Faculdade de Arquitetura e Urbanismo
Publisher: Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Planejamento Urbano e Regional
In: Encontro Nacional da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Planejamento Urbano e Regional
Issue: 18
Issue Date: May-2019
Publisher country: Brasil
Language: por
Right access: Acesso Aberto
ISSN: 1984-8781
Citation: PEIXOTO, Priscilla Alves. Culturas urbanísticas em crise ou em construção?: insumos para um debate sobre mudanças na abordagem de cidades e territórios entre 1956 e 1968. In: ENCONTRO NACIONAL DA ASSOCIAÇÃO NACIONAL DE PÓS-GRADUAÇÃO E PESQUISA EM PLANEJAMENTO URBANO E REGIONAL, 18., 2019, Natal, RN. Anais [...] . Natal: Anpur, 2019.
Appears in Collections:Ciências Sociais Aplicadas

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
PP-2018-Enanpur-sessão livre-r11_pantheon.pdf204.31 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.