Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11422/13139
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorFerreira, Daniela Abrantes-
dc.contributor.authorGoldmeier, Laura Filgueiras-
dc.date.accessioned2020-10-02T19:14:42Z-
dc.date.available2023-12-21T03:02:20Z-
dc.date.issued2010-07-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11422/13139-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Rio de Janeiropt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectMarketing conversacionalpt_BR
dc.subjectMeios de comunicaçãopt_BR
dc.subjectConsumidorespt_BR
dc.titleMarketing conversacional: da comunicação de massa ao diálogo.pt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/1777780551500816pt_BR
dc.description.resumoEsse trabalho analisa a história da evolução dos meios de comunicação, pontuando a sua interação com o marketing, até o cenário atual que conta com uma crescente participação do consumidor, através do conceito de Marketing Conversacional. Para isso irá explorar momentos importantes dentro da comunicação de marketing, desde a massificação gerada pela Revolução Industrial, passando pela evolução das formas de comunicação até o conceito de Comunicação Interativa. Como objetivo final abordará o tema do Marketing Conversacional, que propõe uma verdadeira troca entre empresa e consumidores, de modo a intensificar o benefício mútuo das relações comerciais. É necessário analisar a constante evolução dos meios e ferramentas de comunicação disponíveis, e como esses fatores vieram a influenciar a perspectiva do consumidor, dando mais poder e liberdade a esse elemento que historicamente sempre foi considerado como ponta no processo. Em um mundo em que a constante transformação, e em que a aceleração de técnicas e ferramentas de produção se dá de forma veloz, existe uma oferta cada vez maior de produtos e serviços que democratizam o processo produtivo através de demandas específicas e cada vez mais exigentes. Temos, então, que esse “novo” poder do consumidor é a verdadeira chave para a efetividade da comunicação e, consequentemente, sucesso nas vendas de produtos e serviços.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Administração e Ciências Contábeispt_BR
dc.publisher.initialsUFRJpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::ADMINISTRACAO DE EMPRESASpt_BR
dc.embargo.termsabertopt_BR
Appears in Collections:Administração

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
monografia laura goldmeier_final.pdf637.3 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.