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dc.contributor.advisorIorio, Vitor Mario-
dc.contributor.authorLima, Sammya Saddi Naccache-
dc.date.accessioned2020-10-05T22:35:46Z-
dc.date.available2023-12-21T03:02:21Z-
dc.date.issued2009-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11422/13174-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Rio de Janeiropt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectMarketingpt_BR
dc.subjectExclusividadept_BR
dc.subjectMarcaspt_BR
dc.subjectConsumopt_BR
dc.subjectMercado brasileiropt_BR
dc.subjectAnálise de mercadopt_BR
dc.titleO mundo luxuoso das marcas: uma análise do mercado de luxo mundial e brasileiropt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/7417295224216121pt_BR
dc.description.resumoParece paradoxal que, num país no qual, segundo dados do IBGE no ano de 2008, 22,6% das famílias vivem com menos de meio salário mínimo per capita, exista uma crescente discussão sobre o mercado dos produtos de luxo começando a chamar cada vez mais a atenção dos estudiosos e do público em geral. Como acontece em todo mundo, também aqui esse segmento movimenta consideráveis volumes de negócios, atrai profissionais de marketing e suscita o aparecimento de cursos e estudos voltados para o setor. O mercado de Luxo é muito mais complexo que o mercado de produtos e serviços tradicionais. Além dos aspectos gerais que envolvem a compra de um bem, os artigos de Luxo recebem uma dose extra de expectativa quanto à qualidade e excelência. Esse mercado é muito envolvente, ele mexe com emoções e desejos, não só com o dinheiro em si, e desejo está em qualquer classe social, do topo à base da pirâmide. Tradição, busca da exclusividade, diferenciação, raridade, autoafirmação e busca do poder, todas estas questões são discutidas no presente trabalho, analisando o perfil de cada tipo de consumidor de Luxo, suas condições financeiras, fraquezas, anseios e desejos. O desejo pelo luxo é uma característica da espécie humana. Há nele, uma busca por um tipo de ideal de beleza, sensualidade, qualidade, prazer, elegância, que traduz inspirações profundamente humanas. Como pode um mercado gerado por consumo movido pelo desejo fazer circular tanto dinheiro? Desconsiderando, no âmbito desse trabalho, as discussões sobre desigualdades econômicas e má distribuição de renda em nosso país, faz-se a apresentação desse mercado sob a ótica de um segmento da economia com enormes potenciais de crescimento, geração de renda e de trabalho. Assim, o presente trabalho tem a intenção de diagnosticar os fatores que levam a esta satisfação plena, tantos nos aspectos racionais, como emocionais, que são os grandes propulsores deste consumo em questão.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Administração e Ciências Contábeispt_BR
dc.publisher.initialsUFRJpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::ADMINISTRACAO DE SETORES ESPECIFICOSpt_BR
dc.embargo.termsabertopt_BR
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