Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11422/13187
Tipo: Trabalho de conclusão de graduação
Título: Valor na cadeia de suprimentos: planejamento colaborativo da demanda e gerenciamento de risco em uma indústria farmacêutica
Autor(es)/Inventor(es): Santos, Cintia Bessa dos
Orientador: Carvalho, José Luis Felicio dos Santos de
Resumo: Para melhor gerir suas cadeias de suprimentos e garantir vantagem frente aos concorrentes, as organizações utilizam o planejamento colaborativo da demanda como uma forma de agregar valor aos seus produtos. Deste modo, também garantem que o risco de ruptura da cadeia de suprimentos seja minimizado. O S&OP (Sales and Operations Planning) busca aprimorar o processo de planejamento da demanda através da integração vertical entre níveis de decisões diferentes (estratégico e operacional) e integração horizontal entre decisões de mesmo nível, mas de diferentes áreas da empresa, tais como comercial, marketing, produção e logística. Esta pesquisa tem como objetivo apresentar a importância das práticas de planejamento colaborativo da demanda e gerenciamento de riscos dentro das organizações, para a integração de suas áreas funcionais entre membros da cadeia de suprimentos. Os resultados evidenciam melhorias no processo de planejamento da demanda através de práticas de S&OP, dentre os quais se destacam uma redução no estoque, integração das áreas funcionais e melhores decisões.
Palavras-chave: Cadeia de suprimentos
Gerenciamento de risco
Indústria farmacêutica
Planejamento colaborativo
Valor agregado
Assunto CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO
Unidade produtora: Faculdade de Administração e Ciências Contábeis
Editora: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Data de publicação: Dez-2009
País de publicação: Brasil
Idioma da publicação: por
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:Administração

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Monografia Cintia Bessa dos Santos UFRJ 20091206 em PDF.pdf685.48 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.