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dc.contributor.advisorCampos, Milton Nunes-
dc.contributor.authorPinto, Brunna Rebelo-
dc.date.accessioned2017-01-26T19:01:51Z-
dc.date.available2023-12-21T03:02:31Z-
dc.date.issued2016-03-04-
dc.identifier.citationREBELO, Brunna. Coisa de menina e coisa de menino: um estudo sobre o conteúdo de gênero na publicidade infantil televisiva. 2016. 78 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação - Habilitação em Publicidade e Propaganda) - Escola de Comunicação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2016.pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11422/1320-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Rio de Janeiropt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectPublicidade infantilpt_BR
dc.subjectGêneropt_BR
dc.subjectTelevisãopt_BR
dc.subjectConsumopt_BR
dc.titleCoisa de menina e coisa de menino: um estudo sobre o conteúdo de gênero na publicidade infantil televisivapt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/0260771591072423pt_BR
dc.contributor.referee1Burrowes, Patricia Cecilia-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5814638513632403pt_BR
dc.contributor.referee2Santos, Leonor Werneck dos-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/3802276062054027pt_BR
dc.description.resumoCom a modernidade vieram diversas transformações, principalmente no que tange às áreas de sociedade e consumo. As famílias se reconfiguraram, novos nichos de mercado se criaram e a criança ganhou um status de consumidora, além de ser vista também como influenciadora das compras da família e futuro cliente. A publicidade infantil então, se aliou à televisão como meio de propagação do discurso de consumo, visto que a TV tem uma presença muito forte na vida das crianças. Neste contexto, apresentamos um quadro teórico que assume a criança como construção social, segundo conceitos de Buckingham, Castro e Guizzo. Discutimos também sobre a formação da identidade infantil, segundo conceitos de Bandura, sobre questões de conteúdo de gênero e sobre as especificidades da linguagem publicitária voltada para o público infantil, através de diversos autores. Nossa pesquisa procurou analisar o conteúdo de gênero de comerciais, a fim de identificar o papel de gênero que estes comunicam para meninas e meninos. Foi feita uma pesquisa qualitativa de análise de discurso de três propagandas de brinquedos com endereçamento de gênero (feminina, masculina e neutra) selecionadas através de uma técnica mista de amostragem (estratificada e por critério) e veiculadas no canal Discovery Kids na semana anterior ao Natal de 2015. Os resultados sugerem que os anúncios reforçam papéis de gênero tradicionais, com diferenças entre os valores atrelados às figuras femininas e masculinas.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentEscola de Comunicaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFRJpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::RELACOES PUBLICAS E PROPAGANDApt_BR
dc.embargo.termsabertopt_BR
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