Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11422/13230
Tipo: Trabalho de conclusão de graduação
Título: Vermelho como brasa: o impacto social do design através da análise da representação das mulheres na revista "a maçã"
Autor(es)/Inventor(es): Bastos, Talita Viegas Gorini
Orientador: Cardoso, Fernanda de Abreu
Resumo: O impacto social do design através da análise da representação das mulheres na revista "A maçã". Rio de Janeiro, 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (graduação em Comunicação Visual Design - Escola de Belas Artes, Universidade Federal do Rio de Janeiro, 2019. Este trabalho pretende examinar o papel do design como construtor e consolidador de comportamentos individuais e sociais a partir da análise da representação das mulheres na revista "A Maçã˜, criada em 1922, através do estudo de suas capas ilustradas e do seu posicionamento na sociedade carioca colocando em consideração o contexto histórico. Com isso, espera-se deste trabalho emergir questões sociais não antes pontuadas em relação ao design. Como influência de comportamento e de diversos aspectos da sociedade, a propagação de conteúdo e de ideias através de imagens se tornam essenciais para colocar os indivíduos em questionamento de aspectos morais e éticos, principalmente quando se trata de um país que acabava de sair do período colonial entrando no século XX com uma visão modernista. Por fim, como uma consequência dos estudos teóricos, buscou-se trazer para a sociedade atual o questionamento do olhar em relação a imagem com o desenvolvimento de uma coleção de zines. A partir de uma linguagem democrática e acessível tanto referenciada a texto quanto a imagem, é proposta uma abertura no espaço onde o subalterno, de fato, possa falar.
Palavras-chave: Design
Mulher
História
Zine
identidade
Assunto CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES
Unidade produtora: Escola de Belas Artes
Editora: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Data de publicação: 2019
País de publicação: Brasil
Idioma da publicação: por
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Citação: BASTOS, Talita Viegas Gorini, Vermelho como brasa: o impacto social do design através da análise da representação das mulheres na revista "a maçã". 2019. 48 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Visual - Design) - Escola de Belas Artes, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2019.
Aparece nas coleções:Comunicação Visual - Design

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TVGBastos.pdf2.24 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.