Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11422/13236
Tipo: Tese
Título: Análise eletroencefalográfica do controle postural durante estimulação visual em ambiente de realidade virtual estereoscópica
Autor(es)/Inventor(es): Gandra, Viviany Dias.
Orientador: Cagy, Maurício
Resumo: A orientação espacial no controle postural é baseada na interpretação de informações sensoriais advindas dos sistemas somatossensorial, vestibular e visual. A estimulação visual dinâmica pode ser realizada em ambiente de realidade virtual, capaz de provocar alterações posturais durante a manutenção do equilíbrio, particularmente ao se empregar a estereoscopia, quando se espera um aumento na sensação de presença (imersão) do indivíduo no ambiente virtual. O objetivo do presente estudo foi investigar o efeito da estimulação visual dinâmica estereoscópica no processamento cortical do controle postural ortostático e sentado, visando estimar o M-VEP. Participaram deste estudo 25 voluntários sadios com faixa etária de 28,24 ± 7,06 anos. Sinais EEG foram coletados enquanto um cenário virtual era deslocado antero-posteriormente de forma pseudo-aleatória, aproximando-se ou afastando-se do observador. O componente P3 do M-VEP durante afastamento apresentou maior amplitude que o eliciado pela aproximação, tanto com os indivíduos em pé quanto sentados. As respostas aos estímulos com a posição em pé apresentaram maior variação da latência para aproximação, enquanto a variabilidade da amplitude do pico de P3 foi maior para o afastamento do cenário. Com os indivíduos sentados, tanto a latência, quanto a amplitude apresentaram maior variação de P3 para aproximação. Comparado as respostas dos estímulos na posição ortostática e na posição sentada, não se obteve diferença significativa, embora seja possível observar que indivíduos sentados acabam tendo menos imersão por conta da teoria da instabilidade.
Resumo: Spatial orientation in postural control is based on the interpretation of sensory information from somatosensory, vestibular and visual systems. Dynamic visual stimulation can be performed in a virtual reality environment, capable of provoking postural changes during balance maintenance, particularly when using stereoscopy, when an individual’s presence (immersion) sensation is expected to increase in the virtual environment. The aim of the present study was to investigate the effect of dynamic visual stimulation on cortical processing of orthostatic and seated postural control in order to estimate M-VEP. Twenty-five healthy volunteers with an age range of 28.24 ± 7.06 years participated in this study. EEG signals were collected while a virtual scenario was shifted antero-posteriorly in a pseudo-random fashion, approaching or moving away from the observer. The P3 component of the M-VEP during spacing presented greater amplitude than the one elicited by the approach, with both standing and sitting individuals. The responses to standing position stimuli presented higher latency variation for approximation, while the P3 peak amplitude variability was higher for the distance from the scenario. With the sitting individuals, both latency and amplitude presented greater variation of P3 for approximation. Comparing the responses of the stimuli in the orthostatic position and in the sitting position, no significant difference was obtained, although it is possible to observe that sitting individuals end up having less immersion because of the instability theory.
Palavras-chave: Processamento de sinais EEG
Controle Postural
Estereoscopia
Assunto CNPq: CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA BIOMEDICA::BIOENGENHARIA
Programa: Programa de Pós-Graduação em Engenharia Biomédica
Unidade produtora: Instituto Alberto Luiz Coimbra de Pós-Graduação e Pesquisa de Engenharia
Editora: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Data de publicação: Abr-2019
País de publicação: Brasil
Idioma da publicação: por
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:Engenharia Biomédica

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