Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11422/1323
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorAlmeida, Alda Rosana Duarte de-
dc.contributor.authorHenriques, Thayane de Souza-
dc.date.accessioned2017-01-26T19:34:20Z-
dc.date.available2017-01-28T03:00:15Z-
dc.date.issued2016-03-04-
dc.identifier.citationHENRIQUES, Thayane de Souza. The Vampire Diaries: uma análise dos fãs da série em meio a convergência midiática. 2016. 77 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação - Habilitação em Publicidade e Propaganda) - Escola de Comunicação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2016.pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11422/1323-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Rio de Janeiropt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectCultura de convergenciapt_BR
dc.subjectComunidade virtualpt_BR
dc.subjectComportamento do fãpt_BR
dc.subjectPesquisa de públicopt_BR
dc.subjectSeriadopt_BR
dc.titleThe Vampire Diaries: uma análise do comportamento dos fãs da série em meio a convergência midiáticapt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/2652910030797348pt_BR
dc.contributor.referee1Santos, Cristiano Henrique Ribeiro dos-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1314551148230240pt_BR
dc.contributor.referee2Santini, Rose Marie-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/8757803805826489pt_BR
dc.description.resumoA convergência midiática é um processo possibilitado pelo avanço da internet em que todos os meios de comunicação tradicionais convergem para ela. Ganhando força na atualidade, a convergência implica em transformações na forma de produzir e consumir conteúdos midiáticos. Além disso, os consumidores se modificam, tendendo a abandonar a passividade e ir em busca de um comportamento mais ativo e participativo. Assim, as comunidades virtuais aparecem, nesse contexto, como espaços ideais para os fãs trocarem informação e experiência e exporem opiniões, ou seja, para o desenvolvimento de um perfil mais participativo. Paralelo a isso, os consumidores assumem o papel de produtores, desenvolvendo diversos conteúdos derivados de um original, compartilhando-os na internet. A presente monografia tem como objetivo principal analisar o comportamento dos fãs da série The Vampirie Diaries em meio a convergência, averiguando se são participativos e ativos ou passivos. Para isso, foi realizada uma pesquisa qualitativa com o público da série, que se mostrou participativo, apresentando características que Jenkins (2009) acredita existir nos novos consumidores. Além disso, os participantes mostraram ser consumidores de produtos físicos ligados ao seriado, como livros e DVDs.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentEscola de Comunicaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFRJpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::RELACOES PUBLICAS E PROPAGANDApt_BR
dc.embargo.termsabertopt_BR
Appears in Collections:Comunicação - Publicidade

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
THenriques.pdf1,26 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.