Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/11422/1324
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Young, Carlos Eduardo Frickmann | - |
dc.contributor.author | Ribeiro, Leonardo Tavares | - |
dc.date.accessioned | 2017-01-30T16:16:15Z | - |
dc.date.available | 2023-12-21T03:02:31Z | - |
dc.date.issued | 2016-04 | - |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/11422/1324 | - |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal do Rio de Janeiro | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Mobilidade urbana | pt_BR |
dc.subject | Método da produção sacrificada | pt_BR |
dc.subject | Rio de Janeiro (Estado) | pt_BR |
dc.subject | Planejamento urbano | pt_BR |
dc.title | Imobilidade urbana e produção sacrificada : estimativas de perdas em tempo de deslocamento no Rio de Janeiro | pt_BR |
dc.type | Trabalho de conclusão de graduação | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/9132537574929792 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Oliveira, Riley Rodrigues de | - |
dc.contributor.referee2 | Pero, Valéria | - |
dc.description.resumo | Estuda as perdas relacionadas a problemas de mobilidade urbana nos municípios do Rio de Janeiro e seu impacto econômico para o estado. Para isso, baseou-se no Método da Produção Sacrificada, levando-se em conta os trabalhadores com tempo excessivo perdido nos deslocamentos casa-trabalho-casa. Os resultados são expostos em valores absolutos e relativos (impacto sobre o Produto Interno Bruto) para todos os municípios fluminenses, permitindo a análise segmentada para cada região de governo do estado. No trabalho, é discutido como investimentos em infraestrutura de transportes e, sobretudo, políticas de planejamento territorial e urbano impactam as condições de mobilidade em determinado município ou região. A análise do custo dos deslocamentos mostrou que o desperdício de produtividade é elevado, sendo o impacto relativo do excesso de tempo dispendido em trânsito maior nos municípios com baixa oferta de empregos: boa parte de sua população precisa deslocar-se para outro município para trabalhar, percorrendo grandes distâncias de casa até o local de trabalho e vice-versa diariamente. Consequentemente, registram longos intervalos de tempo perdido nos deslocamentos, problema potencializado pela ocorrência de congestionamentos. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Instituto de Economia | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFRJ | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ECONOMIA | pt_BR |
dc.embargo.terms | aberto | pt_BR |
Appears in Collections: | Ciências Econômicas |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
LTRibeiro.pdf | 1.06 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.