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dc.contributor.advisorYoung, Carlos Eduardo Frickmann-
dc.contributor.authorRibeiro, Leonardo Tavares-
dc.date.accessioned2017-01-30T16:16:15Z-
dc.date.available2023-12-21T03:02:31Z-
dc.date.issued2016-04-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11422/1324-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Rio de Janeiropt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectMobilidade urbanapt_BR
dc.subjectMétodo da produção sacrificadapt_BR
dc.subjectRio de Janeiro (Estado)pt_BR
dc.subjectPlanejamento urbanopt_BR
dc.titleImobilidade urbana e produção sacrificada : estimativas de perdas em tempo de deslocamento no Rio de Janeiropt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/9132537574929792pt_BR
dc.contributor.referee1Oliveira, Riley Rodrigues de-
dc.contributor.referee2Pero, Valéria-
dc.description.resumoEstuda as perdas relacionadas a problemas de mobilidade urbana nos municípios do Rio de Janeiro e seu impacto econômico para o estado. Para isso, baseou-se no Método da Produção Sacrificada, levando-se em conta os trabalhadores com tempo excessivo perdido nos deslocamentos casa-trabalho-casa. Os resultados são expostos em valores absolutos e relativos (impacto sobre o Produto Interno Bruto) para todos os municípios fluminenses, permitindo a análise segmentada para cada região de governo do estado. No trabalho, é discutido como investimentos em infraestrutura de transportes e, sobretudo, políticas de planejamento territorial e urbano impactam as condições de mobilidade em determinado município ou região. A análise do custo dos deslocamentos mostrou que o desperdício de produtividade é elevado, sendo o impacto relativo do excesso de tempo dispendido em trânsito maior nos municípios com baixa oferta de empregos: boa parte de sua população precisa deslocar-se para outro município para trabalhar, percorrendo grandes distâncias de casa até o local de trabalho e vice-versa diariamente. Consequentemente, registram longos intervalos de tempo perdido nos deslocamentos, problema potencializado pela ocorrência de congestionamentos.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentInstituto de Economiapt_BR
dc.publisher.initialsUFRJpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ECONOMIApt_BR
dc.embargo.termsabertopt_BR
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