Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11422/13252
Type: Trabalho de conclusão de graduação
Title: “Mãe, proteja seu bebê da AIDS”: concepções de gênero e saúde em materiais educativos sobre prevenção das DST/AIDS
Author(s)/Inventor(s): Pontes, Bianca Silva de
Advisor: Alzuguir, Fernanda Vecchi
Abstract: O presente trabalho teve como objetivo analisar as concepções de gênero e saúde expressas em materiais educativos sobre DST/AIDS direcionados às mulheres em geral, às mulheres gestantes e aos homens pais. A metodologia consistiu em uma pesquisa documental de 58 materiais elaborados por instituições do governo, da sociedade civil e instituição privada, pertencentes ao acervo do Laboratório de Comunicação e Saúde do Instituto de Comunicação Científica e Tecnológica em Saúde (Laces/ICICT) da Fiocruz. A análise desses materiais mostrou que, entre os 58 materiais analisados, o cuidado com a saúde da mulher é abordado de forma distinta nos materiais destinados às mulheres em geral em comparação aos materiais destinados às mulheres gestantes. Nos materiais para as mulheres em geral, o cuidado com a saúde é abordado de forma mais ampla, não se referindo apenas à prevenção das DST/AIDS, mas também a questões como os direitos sexuais e reprodutivos, cidadania e direitos sociais. Nesses casos, verifica-se a incorporação de uma perspectiva mais integral de saúde nos materiais educativos analisados. Os materiais destinados às gestantes, diferentemente, focalizam o cuidado materno-infantil pautado na ideia de prevenção da transmissão vertical das DST/AIDS, referida como um dever/responsabilidade moral da mãe no cuidado com a saúde do bebê. Essa atribuição da mulher no cuidado com a saúde do bebê traduz expectativas e estereótipos de gênero, a partir dos processos reprodutivos femininos. Conclui-se que os estudos sobre gênero e saúde podem contribuir para a desnaturalização de expectativas sociais de gênero no âmbito das ações de prevenção das DST/AIDS.
Keywords: Doenças sexualmente transmissíveis
Síndrome de Imunodeficiência Adquirida
Gênero e saúde
Saúde da mulher
Subject CNPq: CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::SAUDE COLETIVA::SAUDE PUBLICA
Production unit: Instituto de Estudos em Saúde Coletiva
Publisher: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Issue Date: 6-Dec-2016
Publisher country: Brasil
Language: por
Right access: Acesso Aberto
Citation: PONTES, Bianca Silva de. “Mãe, proteja seu bebê da AIDS”: concepções de gênero e saúde em materiais educativos sobre prevenção das DST/AIDS. 2016. 56 f. Monografia (Graduação em Saúde Coletiva) – Instituto de Estudos em Saúde Coletiva, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2016.
Appears in Collections:Saúde Coletiva

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
BSPontes.pdf414,14 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.