Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11422/13252
Tipo: Trabalho de conclusão de graduação
Título: “Mãe, proteja seu bebê da AIDS”: concepções de gênero e saúde em materiais educativos sobre prevenção das DST/AIDS
Autor(es)/Inventor(es): Pontes, Bianca Silva de
Orientador: Alzuguir, Fernanda Vecchi
Resumo: O presente trabalho teve como objetivo analisar as concepções de gênero e saúde expressas em materiais educativos sobre DST/AIDS direcionados às mulheres em geral, às mulheres gestantes e aos homens pais. A metodologia consistiu em uma pesquisa documental de 58 materiais elaborados por instituições do governo, da sociedade civil e instituição privada, pertencentes ao acervo do Laboratório de Comunicação e Saúde do Instituto de Comunicação Científica e Tecnológica em Saúde (Laces/ICICT) da Fiocruz. A análise desses materiais mostrou que, entre os 58 materiais analisados, o cuidado com a saúde da mulher é abordado de forma distinta nos materiais destinados às mulheres em geral em comparação aos materiais destinados às mulheres gestantes. Nos materiais para as mulheres em geral, o cuidado com a saúde é abordado de forma mais ampla, não se referindo apenas à prevenção das DST/AIDS, mas também a questões como os direitos sexuais e reprodutivos, cidadania e direitos sociais. Nesses casos, verifica-se a incorporação de uma perspectiva mais integral de saúde nos materiais educativos analisados. Os materiais destinados às gestantes, diferentemente, focalizam o cuidado materno-infantil pautado na ideia de prevenção da transmissão vertical das DST/AIDS, referida como um dever/responsabilidade moral da mãe no cuidado com a saúde do bebê. Essa atribuição da mulher no cuidado com a saúde do bebê traduz expectativas e estereótipos de gênero, a partir dos processos reprodutivos femininos. Conclui-se que os estudos sobre gênero e saúde podem contribuir para a desnaturalização de expectativas sociais de gênero no âmbito das ações de prevenção das DST/AIDS.
Palavras-chave: Doenças sexualmente transmissíveis
Síndrome de Imunodeficiência Adquirida
Gênero e saúde
Saúde da mulher
Assunto CNPq: CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::SAUDE COLETIVA::SAUDE PUBLICA
Unidade produtora: Instituto de Estudos em Saúde Coletiva
Editora: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Data de publicação: 6-Dez-2016
País de publicação: Brasil
Idioma da publicação: por
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Citação: PONTES, Bianca Silva de. “Mãe, proteja seu bebê da AIDS”: concepções de gênero e saúde em materiais educativos sobre prevenção das DST/AIDS. 2016. 56 f. Monografia (Graduação em Saúde Coletiva) – Instituto de Estudos em Saúde Coletiva, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2016.
Aparece nas coleções:Saúde Coletiva

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
BSPontes.pdf414.14 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.