Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://hdl.handle.net/11422/13256
Especie: Trabalho de conclusão de graduação
Título : Análise da oportunidade de implantação de uma unidade de internação em cuidados prolongados no Hospital Universitário Clementino Fraga Filho da Universidade Federal do Rio de Janeiro
Autor(es)/Inventor(es): Morangueira, Mônica Testa
Tutor: Mendonça, Paulo Eduardo Xavier de
Tutor : Rodrigues, Henrique de Castro
Resumen: O envelhecimento populacional tem gerado impactos desafiadores na atenção à saúde da população, trazendo consigo o aumento das doenças crônicas. Nos países desenvolvidos a transição demográfica ocorreu concomitante com as melhorias na qualidade de vida da população, apresentando estruturas adequadas ao cuidado da população idosa, enquanto os países em desenvolvimento apontam para a ausência de estruturas capazes de absorver as novas demandas de cuidado e suas complexidades. Neste sentido, este estudo objetivou realizar uma análise de oportunidade de implantação de uma Unidade de Internação Em Cuidado Prolongado no Hospital Universitário Clementino Fraga Filho (HUCFF) da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), fazendo uso da técnica de triangulação de métodos a partir da combinação das informações contextuais, das experiências de implantação encontradas e do perfil epidemiológico e sociodemográfico dos usuários internados no HUCFF. Foi possível observar semelhanças entre o perfil estudado com o perfil dos usuários nas unidades já implantadas apontando para um campo fértil de estudo e de reflexão sobre a prática do cuidado.
Materia: Cuidados intermediários
Assistência a idosos
Atenção à saúde
Saúde do idoso
Materia CNPq: CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::SAUDE COLETIVA
Unidade de producción: Instituto de Estudos em Saúde Coletiva
Editor: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Fecha de publicación: 31-ene-2020
País de edición : Brasil
Idioma de publicación: por
Tipo de acceso : Acesso Aberto
Aparece en las colecciones: Saúde Coletiva

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
MTMorangueira.pdf572.23 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.