Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11422/1326
Type: Trabalho de conclusão de graduação
Title: Amor que se vende, amor que se compra: representação do amor e imaginário amoroso na publicidade brasileira do dia dos namorados de 2015
Author(s)/Inventor(s): Abreu, Clara Leitão
Advisor: Tucherman, Ieda
Co-advisor: Cavalcanti, Cecilia
Abstract: A subjetividade afetiva contemporânea, a produção publicitária de um discurso amoroso, bem como suas relações são objetos de estudo neste trabalho. A partir de conceitos como branding emocional, capitalismo cognitivo ou emocional, imaginário romântico, biopolítica e amor líquido, foi traçado um histórico tanto dos caminhos publicitários até o profundo relacionamento desenvolvido entre marcas e consumidores quanto dos marcos nas relações interpessoais que levaram às líquidas relações contemporâneas. Através da análise crítica de propagandas feitas para o Dia dos Namorados de 2015 e um questionário sobre a data aplicado em um público de majoritariamente 18 a 25 anos, foram feitas reflexões sobre as características do amor representado pela publicidade e sobre a forma com que esse amor foi interpretado – assim como sobre o que representa o amor para o público. A presença de características próprias do amor romântico nas propagandas e nas respostas analisadas é a base para a afirmação de que o imaginário romântico permanece ativo em meio à contemporaneidade, inclusive em manifestações de amor a marcas.
Keywords: Publicidade
Amor
Marca de produtos
Subject CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::RELACOES PUBLICAS E PROPAGANDA
Production unit: Escola de Comunicação
Publisher: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Issue Date: 25-Jul-2016
Publisher country: Brasil
Language: por
Right access: Acesso Aberto
Citation: ABREU, Clara Leitão. Amor que se vende, amor que se compra: representação do amor e imaginário amoroso na publicidade brasileira do dia dos namorados de 2015. 2016. 91 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação - Habilitação em Publicidade e Propaganda) - Escola de Comunicação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2016.
Appears in Collections:Comunicação - Publicidade

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
CAbreu.pdf2.22 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.