Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/11422/1327
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Nolasco, Sócrates Alvares | - |
dc.contributor.author | Lopes, Camila Patrocínio | - |
dc.date.accessioned | 2017-01-30T18:10:28Z | - |
dc.date.available | 2023-12-21T03:02:31Z | - |
dc.date.issued | 2016-07-26 | - |
dc.identifier.citation | LOPES, Camila Patrocínio. Representação das idenditades lésbicas na telenovela brasileira: uma análise discursiva de Babilônia e Em Família. 2016. 67 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação - Habilitação em Publicidade e Propaganda) - Escola de Comunicação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2016. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/11422/1327 | - |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal do Rio de Janeiro | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Telenovela | pt_BR |
dc.subject | Aspecto Social | pt_BR |
dc.subject | Homossexualidade | pt_BR |
dc.title | Representação das idenditades lésbicas na telenovela brasileira: uma análise discursiva de Babilônia e Em Família | pt_BR |
dc.type | Trabalho de conclusão de graduação | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/7806093153450971 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Gerheim, Fernando Souza | - |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/6249323629229812 | pt_BR |
dc.contributor.referee2 | Antoun, Henrique | - |
dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/2895734067067136 | pt_BR |
dc.description.resumo | Analisa as diferenças e semelhanças entre o discurso sobre a homossexualidade feminina presente no imaginários popular e aquele reproduzido na mídia de massa brasileira. Os objetos do estudo são as telenovelas Em Família, de 2014, e Babilônia, de 2015, ambas populares e recentes telenovelas brasileiras veiculadas no horário nobre da Rede Globo. Através dos estudos sobre mediações de Jesus Martin-Barbero, o primeiro capítulo faz um panorama da linguagem do melodrama do teatro popular à televisão e das personagens lésbicas nas produções teledramatúrgicas. Com base na teoria Queer, o segundo capítulo consiste em uma análise de alguns dos principais discursos que interagem com o da homossexualidade feminina, montando assim um quadro geral sobre o movimento LGBT no Brasil e os discursos sobre gênero e sexo. Já a última parte da dissertação bisca explorar os encontros das figuras recorrentes nos discursos da homossexualidade feminina e do melodrama e suas relações com as figuras e os discursos sobre o mesmo tema apresentados nas telenovelas. A pesquisa teórica em diálogo com uma análise de conteúdo das obras selecionadas concluiu que, dentro da lógica da teoria Queer, as quatro personagens analisadas pouco desafiam, à seus próprios modos, figuras menores presentes no discurso normativo da homossexualidade feminina, abordando temas pertinentes para a desconstrução do imaginário coletivo sobre a homossexualidade feminina. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Escola de Comunicação | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFRJ | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::RELACOES PUBLICAS E PROPAGANDA | pt_BR |
dc.embargo.terms | aberto | pt_BR |
Appears in Collections: | Comunicação - Publicidade |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
CLopes.pdf | 950.79 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.