Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11422/13280
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorVidal, Mario Cesar Rodríguez-
dc.contributor.authorSouza, Ivênio Teixeira de-
dc.date.accessioned2020-10-19T19:18:10Z-
dc.date.available2023-12-21T03:02:22Z-
dc.date.issued2019-05-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11422/13280-
dc.description.abstractIn this dissertation, we explore the theme of ergonomics in the Quality Management System certification process, employed in building maintenance of a social R&D organization, specifically in maintenance service in split air conditioning. As a specific topic, we approached handling maintenance from the request to the execution of the service, with the aim of contributing to the design of information technology that allows a more adequate diagnosis of the request, as well as the creation of a list of patterns, which meet the requirements of NBR ISO 9001, in its version 2015. The empirical study was carried out through an ergonomic analysis in the building maintenance sector, seeking to understand the systematics of the activity performed. In view of the results obtained, it was possible to show how variability management helps in proposing patterns that meet ISO 9001 requirements, as well as in the development of support technologies and consequently the improvement of building maintenance quality.en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Rio de Janeiropt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectErgonomiapt_BR
dc.subjectManutenção predialpt_BR
dc.subjectAdministração da qualidadept_BR
dc.titleA contribuição da ergonomia na certificação de Sistemas de Gestão da Qualidade: a manutenção predial de uma organização social de P&Dpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/5977040735225918pt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/9424250447798131pt_BR
dc.contributor.referee1Fonseca, Marcus Vinícius de Araújo-
dc.contributor.referee2Haddad, Assed Naked-
dc.description.resumoNesta Dissertação é explorado o processo de certificação do Sistema de Gestão da Qualidade aplicado no campo da manutenção predial de uma organização social de P&D, mais precisamente no atendimento de manutenção em ar condicionado do tipo split. Como ponto específico foi abordado o processo de atendimento de manutenção desde a solicitação até a execução do serviço, com o intuito de contribuir para o projeto de tecnologia informatizada que permita um diagnóstico mais adequado da solicitação, assim como a criação de uma lista de padrões, que preenchessem os requisitos da norma NBR ISO 9001, na sua versão 2015. O estudo empírico foi concretizado através de uma análise ergonômica no setor de manutenção predial, buscando compreender a sistemática da atividade desempenhada. Diante dos resultados auferidos foi possível evidenciar como a gestão da variabilidade ajuda na proposição de padrões que atendam aos requisitos ISO 9001, bem como na elaboração de tecnologias de suporte e consequentemente a melhoria da qualidade da manutenção predial.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentInstituto Alberto Luiz Coimbra de Pós-Graduação e Pesquisa de Engenhariapt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Engenharia de Produçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFRJpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA DE PRODUCAO::ENGENHARIA DO PRODUTO::ERGONOMIApt_BR
dc.embargo.termsabertopt_BR
Appears in Collections:Engenharia de Produção

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
IvenioTeixeiraDeSouza.pdf4.23 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.