Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11422/1334
Tipo: Tese
Título: Memória e administração: o Arquivo Público e a consolidação do Estado brasileiro
Autor(es)/Inventor(es): Costa, Célia Maria Leite
Orientador: Guimaraes, Manoel Luiz Lima Salgado
Resumo: Este trabalho analisa o papel desempenhado pelo Arquivo Publico do Imperio nos processos de consolidacao do Estado Imperial e de construcao da nacionalidade brasileira, no periodo de 1838 a 1860. Para entender a fragilidade desta instituicao, criada como um dos instrumentos viabilizados do projeto nacional do grupo de intelectuais e politicos brasileiros engajados nesses processos, remontou-se as concepcoes de documentos e de Arquivo que esse grupo tinha nesse momento. A luz dos acontecimentos europeus do seculo XIX e de sua influencias sobre o Novo Mundo, mas sem perder de vista as singularidade do processo brasileiro, o Arquivo foi analisado, a partir do estudo das representacoes de Estado e de nacao que integravam o universo simbolico desse grupo, que denominarei de faccao de classe dirigente. Tomou-se como referencia para a analise, os Arquivos Nacionais europeus, que no seculo XIX atendiam a uma dulpa finalidade : instrumentalizar a acao administrativa do Estado e subsidiar a pesquisa historica. No Brasil, o Arquivo Publico do Imperio, alem de ter suas funcoes restritas, encontrou dificuldades para realiza-las, devido a politica de sigilo herdada de Portugal. Tal politica explica o tipo de Arquivo criado no pais que, por sua vez, adequa-se ao modelo de Estado aqui desevolvido a partir do inicio do seculo XIX.
Resumo: Ce travail analyse le role d'Archive Publique de l'Empire dans le processus de consolidation de l'Etat imperial et dans la construction de la nationalite bresilienne, dans la periode de 1838 a 1860. Pour comprendre la fragilite de cette institution, cree pour fonctionner comme un des instruments en vue du projet national du groupe d'intelectuels et politiciens bresiliens engages dans ce processus, on a du remonte jusqu'au conceptions du document et d'Archive que le group avait a ce moment la. A la lumiere des evenements europeens du XIX siecle et de son influence sur le Nouveau Monde, mais sans perdre de vue les singularites du processus bresiliens, l'Archive a ete analyse a partir des representations d'Etat et de nation qu'integraient l'univers simbolique du group, lequel sera nome de faction de la classe dirigente. Nous avons pris comme reference pour analyse les Archives Nationaux europeens, lequels aux XIX siecle avaient une double finalite: fournir des instruments pour l'action administrative de l'Etat et des subsides pour la recherche historique. Au Bresil, l'Archive Publlique de l'Empire, en plus d'avoir ses fonctions limites, a retrouve des difficultes pour les accomplir, a cause de la politique de secret, herite du Portugal. Cette politique explique le type d'Archive cree au Bresil lequel, a son tour, s'est revele adequat au modele d'Etat developpe a partir du debut du XIX siecle.
Palavras-chave: Instituições culturais
Período imperial
Arquivo Nacional (Brasil)
Assunto CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA::HISTORIA DO BRASIL::HISTORIA DO BRASIL IMPERIO
Programa: Programa de Pós-Graduação em História Social
Unidade produtora: Instituto de Filosofia e Ciências Sociais
Editora: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Data de publicação: Jan-1997
País de publicação: Brasil
Idioma da publicação: por
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:História Social

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
467438.pdf31.97 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.