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dc.contributor.advisorPinto, Luiz Antonio Vaz-
dc.contributor.authorFigueroa, Luis Fernando Concha-
dc.date.accessioned2020-10-31T01:59:16Z-
dc.date.available2023-12-21T03:06:10Z-
dc.date.issued2019-03-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11422/13356-
dc.description.abstractThe objective of this work is to develop a computational tool to estimate the propulsive performance (BHP power and total efficiency) with high precision of high speed crafts at low and high speeds by using only hull and propeller geometric data. Cavitation levels on propellers were also evaluated. This algorithm will optimize or select the propulsion system of these vessels. In order to reach this objective, methods to calculate the resistance, hull-propeller interaction coefficients, required propeller power and capitation coefficients were studied and programmed in the algorithm developed in LabVIEW. To verify the accuracy of the algorithm two case studies were evaluated. The first case verifies the calculation of power, rotation and torque performed by the algorithm, providing good results. In this case, the algorithm was used to optimize the propulsion system, improving the propulsion performance. The second case evaluates the accuracy of the resistance calculation using three models of high speed displacement, validating methods used in this work. In addition, a propulsion system was selected for one of the models by using the algorithm.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Rio de Janeiropt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectDesempenho propulsivopt_BR
dc.subjectNavios de alta velocidadept_BR
dc.subjectDesempenho hidrodinâmicopt_BR
dc.subjectCavitaçãopt_BR
dc.subjectInteração casco-propulsorpt_BR
dc.titleAnálise do desempenho propulsivo em navios de alta velocidadept_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/6502547670146126pt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/0543640192674520pt_BR
dc.contributor.advisorCo1Silva Neto, Severino Fonseca da-
dc.contributor.advisorCo1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7748623414243997pt_BR
dc.contributor.referee1Schachter, Richard David-
dc.contributor.referee2Troyman, Antonio Carlos Ramos-
dc.contributor.referee3Monteiro, Ulisses Admar Barbosa Vicente-
dc.description.resumoO objetivo desta dissertação é desenvolver uma ferramenta computacional para estimar, com alta precisão, o desempenho propulsivo (potência BHP e a eficiência total), nas embarcações de alta velocidade em baixas e altas velocidades utilizando apenas dados geométricos do casco e do propulsor, avaliando-se também o risco de cavitação do propulsor. Este algoritmo permitirá otimizar ou selecionar o sistema propulsivo destas embarcações. Para atingir este objetivo, métodos para calcular a resistência ao avanço, os coeficientes da interação casco-propulsor, a potência requerida pelo propulsor e a cavitação foram estudados e implementados no algoritmo desenvolvido em LabVIEW. Para verificar a precisão do algoritmo dois casos de estudo são avaliados. O primeiro caso verifica o cálculo de potência, rotação e torque realizado pelo algoritmo, fornecendo bons resultados. Neste caso, o algoritmo foi utilizado para otimizar o sistema propulsivo, conseguindo-se melhorar o desempenho propulsivo. O segundo caso, avalia a precisão do cálculo de resistência utilizando três modelos de deslocamento de alta velocidade, validando os métodos utilizados na dissertação. Além disso, um sistema propulsivo foi selecionado para um dos modelos utilizando-se o algoritmo.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentInstituto Alberto Luiz Coimbra de Pós-Graduação e Pesquisa de Engenhariapt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Engenharia Oceânicapt_BR
dc.publisher.initialsUFRJpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::ENGENHARIASpt_BR
dc.embargo.termsabertopt_BR
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