Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11422/13370
Tipo: Trabalho de conclusão de graduação
Título: Custo-Efetividade e atenção aos pacientes com neoplasias: uma revisão da literatura
Autor(es)/Inventor(es): Viola, Ana Clara Soares
Orientador: Sancho, Leyla Gomes
Resumo: Os estudos de custo-efetividade de tipos alternativos de assistência para pacientes portadores de neoplasia podem ser de grande valor no sentido de orientar a oferta de serviços pelo Sistema Único de Saúde. Para identificar o tipo de assistência mais custo-efetiva, domiciliar ou hospitalar, foi realizada revisão da literatura nas bases BVS, PubMed e Scopus, onde foram encontrados 288 resumos não duplicados, dos quais apenas 4 artigos foram incluídos para a revisão. Dos quatro artigos utilizados apenas um considerou a atenção domiciliar mais cara que a hospitalar. Vale ressaltar que dos 288 resumos nenhum estava relacionado a estudo no Brasil. Talvez a preferência pela atenção hospitalar por corporações bem como a pressão de grupos profissionais corrobore para a negligencia em se discutir a atenção domiciliar como alternativa a internação hospitalar. Diante da importância da questão e do número reduzido de estudos que discutam a relação de custoefetividade entre a atenção domiciliar em comparação a hospitalar para pacientes com câncer, se ressalta a necessidade de aprofundar-se no debate para que este seja norteador nas tomadas de decisão no setor saúde.
Palavras-chave: Assistência domiciliar
Neoplasias
Avaliação de custo-efetividade
Assunto CNPq: CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::SAUDE COLETIVA::SAUDE PUBLICA
Unidade produtora: Instituto de Estudos em Saúde Coletiva
Editora: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Data de publicação: 25-Fev-2013
País de publicação: Brasil
Idioma da publicação: por
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Citação: VIOLA, Ana Clara Soares. Custo-Efetividade e atenção aos pacientes com neoplasias: uma revisão da literatura. 2013 58 f. Monografia (Graduação em Saúde Coletiva) – Instituto de Estudos em Saúde Coletiva, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2013.
Aparece nas coleções:Saúde Coletiva

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ACSViola.pdf452.94 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.